SENADOR RESSALTA RETOMADA DE EMPREGOS

O Líder do PMDB no Senado Renan Calheiros disse que a retomada de empregos, registrada no primeiro trimestre deste ano, demonstra que o Brasil conseguiu resistir bem, até aqui, aos efeitos da crise internacional. “É o único integrante do G-20 a registrar retomada de empregos”, registrou.

Segundo Renan, o País vive um momento de estabilidade econômica devido às medidas adotadas, à pujança de sua economia e ao empreendedorismo de nosso povo.

De acordo com levantamentos do Ministério do Trabalho, o saldo de empregos no País em 2008 foi o terceiro melhor da história, com quase um milhão e meio de novos postos de trabalho. E, agora, depois do primeiro trimestre deste ano, houve uma retomada dos empregos.

O crescimento do número de vagas com carteira assinada em março representa avanço de 0,11% em relação a fevereiro. Os dados mostram expansão do emprego nas regiões Sudeste, com mais 50 mil novos postos de trabalho, no Sul, com mais 15 mil postos e no Centro-Oeste, com acréscimo de 15 mil novos postos. Mas a alta do emprego não aconteceu em todas as regiões do País de forma homogênea. Norte e Nordeste ainda lutam contra o desemprego. Mas, de uma maneira geral, o saldo da oferta de emprego na agropecuária voltou a ficar positivo em março, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego. Houve recuperação do emprego também na agroindústria, em março, em função do desempenho das usinas de álcool.

“Muito deste resultado positivo se deve às ações do Ministro Carlos Lupi, do Trabalho, aos outros ministros, claro, mas principalmente à firme determinação do Presidente Lula de reagir à crise”, declarou Renan.

O senador lembrou que o Parlamento brasileiro fez a sua parte, aprovando uma série de medidas que ajudam, até hoje, a reverter o pessimismo e a criar um clima mais favorável ao investimento e ao emprego.

“Foi assim, quando uma comissão do Senado propôs uma política de recuperação do salário-mínimo. Foi assim, também, quando aprovamos a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. E acabamos de aprovar uma série de matérias e medidas provisórias, inclusive do PAC, que vão aliviar a situação de empresas, principalmente as de pequeno porte, e até mesmo o contribuinte” afirmou Renan.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Por que a Copa América no Brasil é um mau exemplo

Esta reflexão, sugerida pela equipe técnica da CPI da Covid-19 no Senado...

Renan critica negacionistas sobre pandemia

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da...

A segunda cepa do negacionismo

Diante de tudo o que os fatos comprovam, rota...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263