Senador propõe instalação da CPI do Supersálarios

A proposta para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar os supersálarios pagos com dinheiro público nos três Poderes começa a ganhar força. Na noite de quarta-feira (30), o senador Renan Calheiros iniciou durante a sessão do Congresso Nacional o recolhimento de assinaturas. A iniciativa foi bem aceita pelos parlamentares.

Para o senador alagoano o Parlamento tem papel fundamental e não deve medir esforços para averiguar esses casos que chocam o país. “É importante encontrarmos mecanismos para que essas pessoas, nos três Poderes, que receberam acima do teto constitucional devolvam tudo o que receberam nos últimos cinco anos”, disse.

Ainda durante a sessão, Renan Calheiros afirmou que o clima no Senado é favorável para a instalação da CPI. “Existem três propostas em tramitação na Câmara, que são resultados dos trabalhos da Comissão Especial do Extrateto que funcionou no Senado, e que poderiam ser aprovadas. Desta forma podemos inibir essa excrecência”.

Em novembro de 2016, quando era presidente do Senado, Renan protagonizou o combate aos supersalários, aplicando a regra na Casa. Desde então, servidores e parlamentares passaram a obedecer a norma constitucional do teto salarial dos servidores públicos, que não podem ganhar acima dos valores que recebem os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Na época foi instalado uma comissão especial, que teve como objetivo analisar e regulamentar a situação nos três poderes e no Ministério Público.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263