Senado e Conselho da Federação da Rússia assinam acordo de cooperação

1111f2

Nesta terça-feira (10), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e a presidente do Conselho da Federação da Rússia (similar ao Senado brasileiro), Valentina Matvienko, assinaram acordo de cooperação interparlamentar para o desenvolvimento de relações políticas, econômicas, científicas, culturais e humanitárias entre os dois países. O acordo prevê a cooperação parlamentar, via diálogos e consultas, a fim de criar uma base jurídica bilateral que garanta o aperfeiçoamento das relações interestatais nas áreas de interesse mútuo.

“Nós estamos com muita satisfação recebendo a honrosa visita da presidente Valentina, cuja presença no Senado Federal significa, antes de qualquer coisa, que nós vamos ter desdobramentos mais efetivos na estratégica parceria do Brasil com a Rússia. Nós assinamos um acordo de colaboração interparlamentar que vai dar consequência a esses avanços”, declarou o presidente do Senado.

A presidente do Conselho da Federação destacou que essa aproximação entre os dois países vai resultar numa cooperação mais próxima e estreita e considerou o acordo importante por representar passos concretos nessa parceria. Durante a assinatura na presidência do Senado, Matvienko pediu que o Congresso Nacional acelere a ratificação de tratados assinados entre Brasil e Rússia, entre eles o que evita a dupla tributação. Renan Calheiros garantiu trabalhar pela agilidade nas votações.

1111f3

 

“Vamos priorizar as matérias que estão em tramitação nos parlamentos e aprofundar a parceria de modo a atingirmos objetivos com relação ao intercâmbio comercial que precisa voltar a crescer e atingir o seu objetivo, à uniformização das legislações e ao intercâmbio como um todo”, disse o presidente do Senado.

Em sinal de amizade e cooperação, Renan Calheiros foi presenteado com um quadro com os brasões de todas as subdivisões da Rússia. A parceria entre os parlamentos vem sendo aprimorada desde junho, quando os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foram a Moscou, na Rússia, para participar do 1º Fórum Parlamentar dos Brics, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e Brasil.

Presidentes de comitês do Conselho da Federação da Rússia; o embaixador russo no Brasil, Sergey Akopov; os senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores, Hélio José (PSD-DF), Marta Suplicy (PMDB-SP), Ciro Nogueira (PP-PI), Vanessa Grazziontin (PCdoB-AM), Fernando Bezerra (PSB-PE) e o deputado federal Átila Lins (PSD-AM), presidente do grupo parlamentar Brasil/Rússia, participaram do encontro na presidência do Senado.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263