Senado aprova mudança no indexador das dívidas de Estados e Municípios com a União

_JON0029

Depois de um grande esforço do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) e de parlamentares de vários partidos, o plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira, 05, o projeto de lei que muda os indexadores dos contratos de dívidas de estados e municípios com a União (PLC 99/2013).

A troca do indexador é uma reivindicação antiga dos governadores e prefeitos. Atualmente as dívidas dos estados e municípios com a União tem correção monetária pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e taxas de juros que variam de 6% a 9% ao ano dependendo do contrato. O novo indexador passa a ser o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acrescido de 4% de juros ou a taxa básica Selic, o que for menor.

A incidência dos juros menores também será aplicada sobre o estoque da dívida. O relatório do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) retroage a adoção do novo indexador a 1º de janeiro de 2013 e estende as novas regras aos contratos firmados até 1993 – que representam mais de 40% das dívidas de sete Estados (AM, ES, GO, MA, PI, RN e TO). Hoje, as dívidas dos estados renegociadas com a União somam R$ 400,4 bilhões, enquanto as de municípios são de R$ 68 bilhões, sendo a maior parte de São Paulo.

Acompanharam a votação da matéria, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, de Manaus Arthur Virgílio,  do Rio, Eduardo Paes,  o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro e do Rio de Janeiro, Luis Fernando Pezão. “A mudança do indexador é uma questão de justiça com estados e municípios que estão com o orçamento comprometido devido ao pagamento de juros da dívida e perderam completamente a capacidade de investimento. A medida é um alívio e deve dar novo fôlego aos estados”, comentou Renan.  A matéria segue para a sanção da presidente da República Dilma Rousseff.

Ao final da sessão, diversos senadores manifestaram  reconhecimento pelo empenho do presidente Renan e sua firme determinação em honrar o compromisso de pautar assunto tão polêmico e de relevância para a economia de estados e municípios.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263