Senado aprova medidas para controle de doping

0607f2

 

O Senado aprovou, durante a sessão do Plenário desta quarta-feira (6) a Medida Provisória (MP) 718/16, que fixa regras sobre o controle de doping no esporte no Brasil e servirão de base para a Olimpíada e a Paraolimpíada do Rio de Janeiro realizadas neste ano e se iniciam em agosto.

O texto da MP 718/2016 cria a Justiça Desportiva Antidopagem (JAD), que funcionará como um tribunal para julgar os atletas que infringirem as regras de controle do doping. Este departamento do Ministério do Esporte será formado por sindicatos de atletas e membros do Poder Executivo.

O JAD atuará tanto em competições profissionais quanto amadoras. A MP também ajusta a legislação para permitir condições tributárias especiais para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

PEC 73/2015

O Plenário do Senado também aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 73/2015, que permite a entidades representativas dos municípios propor ações direta de inconstitucionalidade e declaratória de constitucionalidade.

A PEC 73/2015 atende a uma das reivindicações da marcha dos prefeitos, ocorrida em maio de 2015, e altera o artigo 103 da Constituição Federal. A matéria é de iniciativa do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). O texto foi incluído pela Comissão Especial de Aperfeiçoamento do Pacto Federativo como uma das matérias prioritárias para a Casa.

Reunião da Mesa
O presidente do Senado, Renan Calheiros, marcou para as 11h da próxima quarta-feira (13) reunião da Comissão Diretora, a ser realizada na sala de audiências da Presidência do Senado.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263