“Saúde não tem preço” já beneficia 150 mil alagoanos

Balconista entrega remédios contra hipertensão e diabetes à aposentadaMais de 150 mil diabéticos e hipertensos já foram beneficiados em Alagoas com distribuição de remédio gratuito pelo programa Saúde não tem preço, lançado há pouco mais de um ano pelo governo federal. A estimativa é do presidente da Associação Alagoana de Assistência ao Hipertenso e Diabético (AAAHD), Geronimo Ferreira, que agradece a presidente Dilma Rousseff e ao senador Renan Calheiros pela visão que tiveram em ajudar os menos favorecidos.

“Essa conquista nasceu de um apelo que fizemos ao senador Renan, quando ele apresentou projeto beneficiando os portadores de diabetes com a isenção de imposto de renda, para que fosse apresentada uma proposta, também, que favorecesse os diabéticos de menor poder aquisitivo com a distribuição de remédio. Fomos prontamente atendidos pelo senador”, conta o presidente da AAAHD.

Renan é autor de quatro projetos que beneficiam os diabéticos: o 1º prevê isenção do imposto de renda para portadores da doença aposentados e reformados, o 2º pede a distribuição de aparelhos para medir glicemia, o 3º dá liberdade ao diabético para movimentar o FGTS, o PIS e o PASEP – este já aprovado no Senado, dependendo agora da Câmara – e o 4º pede a distribuição gratuita de medicamentos.

Logo que a presidente Dilma assumiu, Renan esteve com ela e expôs a importância de seus projetos para amenizar o drama vivido pelos diabéticos. Dois meses depois foi convidado para participar no Palácio do Planalto do programa Saúde não tem preço, no qual um de seus projetos – o da distribuição gratuita de medicamento – tinha sido incorporado como programa de governo, beneficiando, também, os hipertensos.

“Enviamos mensagem ao senador Renan agradecendo o benefício que, por seu intermédio, o governo da presidentePresidente da AAAHD, Geronimo Ferreira, agradece ao senador Renan e a presidente Dilma Dilma estabeleceu por meio de um programa que está ao alcance de todos os portadores de hipertensão e diabetes. O Saúde não tem preço está nos proporcionando uma economia mensal entre R$ 250,00 e R$ 300,00, porque temos remédio grátis”, comemora Geronimo Ferreira.

O presidente da AAAHD destaca que a realidade dos portadores dessas patologias sofreu uma mudança considerável desde a implantação do programa. Para ele, essa iniciativa do governo trouxe economia ao Sistema Único de Saúde (SUS). “O alto custo dos remédios desestimulava a continuidade do tratamento de muitos diabéticos e hipertensos, o que gerava mais internamentos e menos chances de sobrevivência”, observou.

Os números

De acordo com o último balanço feito pelo Ministério da Saúde, existem mais de 20 mil farmácias credenciadas ao programa “Aqui tem farmácia popular” em todo o Brasil, que são responsáveis pela distribuição de medicamento sem protocolo para todos os portadores de hipertensão e diabetes. A única exigência é a prescrição médica. Em Alagoas, são mais de 50 farmácias que distribuem o medicamento.

Ainda de acordo com as estatísticas do Ministério da Saúde, desde o lançamento do programa Saúde não tem preço, o número de atendimentos a pacientes diabéticos e hipertensos quadruplicou. E confirmando a informação do presidente da AAAHD, em 2011 o SUS registrou 11 mil internações a menos por hipertensão e diabetes.

No Brasil, existem cerca de 33 milhões de pessoas com hipertensão arterial. Destes, 80% – aproximadamente 22,6 milhões de hipertensos – são atendidos na rede pública de saúde. Entre os 7,5 milhões de diabéticos diagnosticados no País, seis milhões (80% do total) recebem assistência no SUS. O programa Saúde não tem preço beneficia cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês. Destes, aproximadamente 660 mil são hipertensos e 300 mil, diabéticos.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263