SAI EDITAL DA BR 101, CONFORME PROMESSA DE MINISTRO A RENAN

Depois de três adiamentos consecutivos, foi publicado no Diário Oficial da União o edital para concorrência pública nº. 294/2009, para realização das obras de duplicação e restauração com melhoramentos na rodovia BR 101, em Alagoas.

A divulgação do edital somente foi feita após a reunião, realizada na semana passada, entre a bancada federal de Alagoas, liderada pelo senador Renan Calheiros (PMDB/AL), e o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, acompanhado pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Luís Antônio Pagot.

“Este é um passo fundamental para começarmos logo as obras de duplicação da 101. Esta rodovia levará desenvolvimento ao interior do estado, movimento a economia e gerando empregos e renda”, afirmou o senador Renan.

De acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério, até 15/06 será concluído o projeto do lote 4, que atende a BR-101 de São Miguel dos Campos à Divisa com Sergipe.

Na audiência da semana passada, marcada pelo senador Renan para demonstrar preocupação com a demora no início das obras na BR-101, foram debatidos os problemas associados ao projeto e as iniciativas do órgão para solucioná-los.

Segundo Pagot, a expectativa é que as próximas publicações das licitações sejam realizadas em 30/06, para o lote 4. A duplicação da BR-101 no estado de Alagoas envolve investimentos de R$ 517 milhões e foi incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Estados – Do Rio Grande do Norte até Palmares, no Sul de Pernambuco, as obras de duplicação da BR 101 seguem em ritmo acelerado. Enquanto isso, a duplicação da BR 101, em Alagoas, tanto no trecho norte, da Barra de São Miguel a Pernambuco, quanto no trecho sul, da Barra de São Miguel a Sergipe ainda não começaram.

“Tenho cobrado a publicação da licitação publicamente, há meses, mas somente agora conseguimos superar os problemas burocráticos para dar o ponta-pé inicial nesta que é uma obra estratégica do PAC”, lembrou Renan.

O senador elogiou o trabalho do Ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, segundo ele, “uma pessoa séria, competente e muito atenta à importância deste tipo de investimento para estados carentes do Nordeste”.

Considerado um dos projetos mais importantes do estado, a duplicação da BR 101 provocará uma verdadeira revolução no fluxo de turistas e de cargas em Alagoas, movimentando a economia.

 

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263