Reunião de Renan com governadores: dívidas dos estados

1708f1

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), está intermediando discussão entre governadores e o presidente interino Michel Temer por um maior equilíbrio na renegociação das dívidas dos estados com a União. Renan reuniu-se nesta terça-feira (16) com governadores de oito estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e ouviu reclamações sobre falta de isonomia nas relações econômicas entre a União e seus entes federados. Depois, todos seguiram para uma reunião com Temer.
– Há uma preocupação muito grande de que a renegociação da dívida, por si só, não garante equilíbrio federativo aos estados brasileiros. Eu fiz uma proposta pra que nós conversássemos com o presidente da República e abríssemos o diálogo permanente até encontrarmos uma solução – explicou Renan.
Os governadores presentes à reunião disseram entender que a renegociação das dívidas estaduais beneficiou mais os estados das Regiões Sul e Sudeste – um contrassenso, segundo argumentaram, uma vez que esses estados não foram tão pesadamente afetados pela crise econômica do país.
– Os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram muito pouco beneficiados, e muitos deles estão em dificuldades financeiras até maiores. Reconhecemos essa negociação como um avanço importante, mas há entendimento de que nós devemos garantir equilíbrio no tratamento aos estados – afirmou o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.
O governador do Mato Grosso, Pedro Taques, destacou diferenças na distribuição dos fundos de Participação dos Estados (FPE) e de Fomento a Exportações (FEX) entre os grupos regionais, e disse que isso deveria ter pesado nas tratativas de renegociação das dívidas, o que não aconteceu.
– Os estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste não passam de um departamento da União, e isso não é Federação. Esses estados recebem menos FPE e FEX, e o tratamento tem que ser, portanto, diferenciado. Nós temos 28% da população e o que será negociado chega a 9% apenas. Não há igualdade de condições – criticou.
Para o governador de Alagoas, Renan Filho, pode ser necessário discutir novas fontes de recursos para os estados prejudicados, como autorizações para a obtenção de novos créditos junto à União. Ele ressaltou que todas as ideias serão debatidas futuramente entre os governadores e Temer, e que o importante é fortalecer o equilíbrio federativo.
– Nós estamos aqui pleiteando somente decisões que possam beneficiar todo o país de maneira equânime e permitir que todos os estados enfrentem a crise de cabeça erguida. O Brasil é um só: ou sairemos todos juntos da crise ou ficaremos todos juntos nela.
Além de Rollemberg, Taques e Renan Filho, participaram da reunião os governadores Marconi Perillo (GO), Tião Viana (AC) e Wellington Dias (PI), a vice-governadora Lígia Feliciano (PB) e o vice-governador em exercício Papaléo Paes (AP).

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263