Representantes e dirigentes sindicais querem impedir privatização de distribuidoras de energia elétrica

1108f5

Nesta quarta-feira (10), representantes e dirigentes sindicais de distribuidoras de energia elétrica, acompanhados do deputado Paulão (PT-AL) e do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pediram ao presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que ajude a brecar a decisão do governo federal de privatizar as distribuidoras. O deputado avalia o processo como “açodado”.

“Isso dá uma insegurança jurídica e dá uma insegurança social, por que qual a saída que você terá para os servidores? No caso de Alagoas, em torno de 1200. Fica sem perspectiva”, disse o deputado ao questionar ainda se haveria interesse do capital privado de entrar em regiões com “maiores problemas sociais” sem o suporte de uma empresa pública.
O caminho para privatização do setor ganhou força no dia 22 de julho, quando os acionistas da Eletrobras decidiram, em assembleia geral, não renovar as concessões de seis empresas do Norte e Nordeste. São elas: Amazonas Energia, no Amazonas, Eletroacre, no Acre, Ceron, em Rondônia, Cepisa, no Piauí, Ceal, em Alagoas, e Boa Vista Energia, em Roraima.
Também está em votação, no Congresso Nacional, a Medida Provisória (MPV) 735/2016, que altera diversas leis do setor elétrico e desburocratiza os leilões de desestatização. A medida atinge os processos de venda de todas as distribuidoras da Eletrobras, entre elas a Celg-D, de Goiás, cujo leilão está marcado para o dia 19 de agosto.
O presidente do Senado propôs o aprofundamento do debate e pediu que o deputado Paulão e o senador Randolfe sejam interlocutores do grupo no Congresso. O senador Hélio José (PMDB-DF), presidente da Comissão que analisa a MPV 735 participou da reunião e adiantou que vai realizar audiências públicas com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Romeu Donizeti Rufino, e com representantes das entidades de classe.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Entrevista Estadão

Conversei hoje com a agência Estado sobre a conjuntura...

Entrevista para o SBT News

Tive a honra de conceder uma longa entrevista à...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263