Uma congestionada agenda de encontros e audiências tem ocupado o presidente do senado, senador Renan Calheiros (PMDB/AL). Na tarde desta quarta-feira, 26, Renan recbeu representantes da Assocação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Na ocasião, solicitaram o apoio de Renan para a aprovação da PEC 63/2013, de autoria do senador Gim Argello (PTB/DF). A matéria está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ, e cria uma parcela indenizatória de valorização por tempo de serviço na Magistratura e no Ministério Público. Renan assumiu o compromisso de conversar com o presidente da CCJ, senador Vital do Rêgo (PMDB/PB) para tratar da tramitação da PEC: “sempre defendi a valorização da Magistratura e uma carreira diferenciada para os juízes federais”. afirmou Renan.
O presidente do senado também recebeu líderes sindicais dos trabalhadores em Seguridade Social, que estão em busca de uma solução para a continuidade das gratificações (VPNE e DPNE) que foram retiradas da remuneração dos funcionários deste o último mês de janeiro. O encontro contou com a participação do deputado Paulão (PT/AL) e do vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Seguridade Social de Alagoas, Célio dos Santos.
Ainda no final da manhã da quarta-feira Renan recebeu uma grande comitiva de guardas de trânsito, oriundos de vários recantos do País, que estão em busca da regulamentação de sua profissão. A comitiva recebida por Renan representava um universo de aproximadamente 60 mil trabalhadores em todo o Brasil. Renan lembrou aos visitantes que, quando foi ministro da Justiça, foi dele a regulamentação do Código Nacional de Trânsito e que compreendia a importância desta matéria. O senador assumiu o compromisso de levar o assunto aos líderes partidários no Senado Federal para poder acelerar a tramitação da PEC 77/2013. Participaram do encontro o deputado Paulão (PT/AL), o presiddnte da Federação Nacional dos Sindicatos dos Detrans, Eider Marcos e o presidente do Sindicato dos Agentes Municipais de Trânsito de Alagoas, Evaldo Moraes.