Renan recomenda agravamento de pena para delações não comprovadas

renan 15

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), negou que tenha se encontrado com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para tratar da prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), conforme divulgado na imprensa.
“Ele [Mercadante] em nenhuma circunstância falou comigo, nem me procurou e acho que não me procuraria para isso”, afirmou o presidente do Senado ao lembrar que a Casa deliberou em favor da decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 25 de novembro do ano passado, por 59 votos a favor, 13 contra e uma abstenção, o plenário do Senado acatou o pedido do STF e manteve a prisão do ex-líder do governo no Senado.

Renan Calheiros também considera infundadas as declarações de Delcídio na delação que o envolveriam em qualquer esquema investigado pela Lava Jato. Segundo o presidente do Senado são “páginas de delírios” e defende que, quando uma delação não for comprovada, “isso deveria agravar a pena e não isentar esse tipo de pessoa que faz esse tipo de acusação”.
“Esses delírios que estão chamando de delações não confirmam nada, absolutamente nada, porque não têm nenhuma prova. Eu acho até que, quando não confirmar, a delação tem que agravar a pena. Eu acho que esse é um aprendizado que nós já poderemos ter nesse curto período de validade de delação no Brasil”, argumentou Renan.
Questionado sobre uma possível saída de Mercadante, Renan declarou que não acompanhou os desdobramentos dos fatos com relação ao ministro. Também disse que, como presidente do Senado Federal, aguarda a decisão final do Supremo sobre o rito de impeachment, mas não vai adiantar opinião.
“O impeachment, se for o caso e essa for a decisão do Supremo Tribunal Federal, ele vai tramitar primeiro na Câmara dos Deputados, então como presidente do Senado eu não posso antecipar nenhuma etapa”, afirmou Renan.
Sobre a permanência do PMDB no governo e se ele continuaria um aliado presidente da República, Dilma Rousseff, Renan voltou a defender que sua postura como presidente do Senado Federal é de “independência e isenção”.
“Definitivamente, eu não sou nem governista nem oposicionista, eu sou presidente do Congresso Nacional, e, como presidente do Congresso Nacional, eu tenho procurado me pautar com equilíbrio, com isenção, com responsabilidade, porque eu tenho percebido que a percepção que a sociedade tem com relação ao que deve ser o presidente do Congresso Nacional é exatamente essa”, concluiu Renan.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263