Anteprojeto de modernização do Código Brasileiro de Aeronáutica

2306f1

Nesta terça-feira (21), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu a minuta do projeto de lei que atualiza o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), Lei 7565/1986. O texto foi elaborado por uma comissão de especialistas criada pelo presidente do Senado, no ano passado, a pedido do senador Vicentinho Alves (PR-TO), aviador profissional, e do então senador Vital do Rêgo, durante a conclusão da Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil.

“Nem tudo que corta o espaço aéreo brasileiro navega em céu de brigadeiro. Há muito a ser rastreado, redirecionado e modernizado. Muito por conta de um descompasso entre a expansão do mercado aéreo e o consequente advento de muitas outras demandas e da necessária atualização no marco legal que rege o setor”, defendeu Renan Calheiros.
O presidente do Senado assegurou que dará urgência à tramitação do novo CBA e anunciou a criação da Comissão Especial de senadores que analisará o anteprojeto. O colegiado será presidido pelo senador Vicentinho Alves, terá, como relator, o senador José Maranhão (PMDB-PB) e, como vice-presidente, o senador Pedro Chaves (PSC-MS). Depois de analisado pela Comissão Especial, o texto seguirá para votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, em seguida, para o Plenário do Senado.

Durante a cerimônia, Renan Calheiros destacou que o Código Brasileiro de Aeronáutica está “defasado”, pois, como é de 1986, foi criado antes da Constituição Federal, do Código de Defesa do Consumidor, do Novo Código Civil e da própria Agência Nacional de Aviação Civil.
“Para termos uma ideia, lembro que naquela época, não se falava em overbooking, não se sabia o que era um drone, e o desporto balonismo, prática regulamentada e legal, não costumava ser manchada e confundida com a soltura de balões, atividade esta, por sua vez, proibida por nossas leis por conta dos muitos problemas que podem causar à população e ao meio ambiente”, exemplificou Renan.
Outros fatores que também requerem previsão e regulamentação citados pelo presidente do Senado são as concessões de aeroportos, a melhoria das infraestruturas aeroportuária e aeronáutica, a atualização dos valores de referência para as indenizações às vítimas de acidentes, a entrada de novas empresas no mercado, o aprimoramento da segurança do tráfego aéreo, a garantia de cessão dos direitos dos passageiros, além da segurança jurídica necessária para atrair e viabilizar o aporte de recursos do setor privado.
“Tenho certeza que o trabalho e o esforço de todos que participaram da elaboração deste anteprojeto muito contribuirão para desanuviar e apaziguar as turbulências que afetam a aviação civil em nosso país. E que poderemos voar no futuro com mais previsibilidade, conforto e segurança”, afirmou Renan.

A entrega do anteprojeto aconteceu durante solenidade na Presidência do Senado que contou com a participação do ministro Maurício Quintella, dos Transportes Porto e Aviação Civil; do brigadeiro do ar Dilton Jose Schuck, presidente do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, como representante do ministro da Defesa, Raul Jungmann; e do Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, como representante do comandante da Aeronáutica.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263