RENAN REASSUME LIDERANÇA DO PMDB NO SENADO

Depois de ter ocupado a Liderança do PMDB por 4 anos, até ser eleito Presidente do Senado pela primeira vez em 2005, o senador Renan Calheiros (PMDB/AL) reassumiu o comando da bancada do partido nesta semana.

Sua primeira missão em Plenário foi anunciar o nome do senador José Sarney como candidato do PMDB para a eleição da Presidência do Senado e coordenar os entendimentos que deram ao partido a vitória.

As primeiras palavras do novo líder foram no sentido de pacificar o Senado, depois da disputa que colocou o PT e o PSDB em campos opostos ao PMDB. “Precisamos demonstrar equilíbrio num momento de grandes tensões. É hora de recolher os feridos e deixar o clima da eleição para trás”.

Principal articulador da candidatura de José Sarney (PMDB-AP), Renan Calheiros (PMDB-AL) retoma seu protagonismo no cenário nacional.

Ele assumiu o comando da liderança do PMDB, com 20 senadores, no dia da eleição, mas vinha coordenando a campanha peemedebista desde o ano passado. Ao lado de Sarney, continuará sendo um dos principais interlocutores da base governista junto a Lula e ganha importância nas negociações para formação das chapas eleitorais em 2010.

Renan tem passado os últimos dias em reuniões com os líderes e conversas com o senador Sarney no processo de escolha dos integrantes da Mesa Diretora e das Presidências das Comissões permanentes do Senado, por onde passam todas as proposições legislativas.

Renan jamais deixou de articular nos bastidores. Também não perdeu sua interlocução com o Planalto. Tem conversado com o Presidente Lula regularmente e se atribui a ele o fato de o Presidente ter ficado de fora da eleição no Senado. O senador alagoano disse que a disputa foi partidária e restrita ao Legislativo.

Desde novembro passado, defendeu abertamente que o PMDB ficasse com a Presidência do Senado por ter a maior bancada. E comandou os entendimentos com os outros partidos que proporcionaram a vitória a Sarney por uma maioria qualificada de 49 votos, suficientes para aprovar emendas constitucionais.

Atuação – Sempre elogiado pelos colegas por transitar em todos os partidos e manter desobstruídos os canais entre Oposição e Base Aliada, Renan Calheiros vai comandar a bancada num ano em que o Senado deve ter papel estratégico na discussão e aprovação de propostas que ajudem a combater a crise internacional.

Segundo os parlamentares, o novo Líder do PMDB jamais deixou de articular nos bastidores. “Ele sempre foi muito habilidoso e tem um instinto de sobrevivência nato. Renan não faz política com o fígado, faz com o coração”, resumiu um analista político.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263