Na festa de emancipação política do município, senador fala sobre a importância do empreendimento para mudar o perfil social e econômico da região
O município de Craíbas encerrou as festividades de seu 28º aniversário de emancipação política, sexta-feira à noite, com a presença do senador Renan Calheiros, que foi à cidade abraçar o prefeito Dinho Leite e reafirmar seu compromisso de luta pela melhoria do abastecimento de água e de energia elétrica, dois serviços públicos essenciais que estão impedindo a instalação da Mineradora Vale Verde (MVV) na região.
“Fico feliz em acompanhar este excepcional momento que vive Craíbas, com tantas obras sendo inauguradas. Para mim, tem sido fundamental viabilizar recursos em Brasília para que o prefeito Dinho Leite continue investindo no desenvolvimento do município, que só precisa agora de água e energia elétrica para mudar seu perfil social e econômico com a geração de empregos e renda”, disse Renan.
Os empregos a que o líder do PMDB se referiu vão ser gerados pela MVV na extração e processamento de minério. A empresa já investiu, segundo o senador, mais de R$ 60 milhões no projeto – especificamente em Craíbas e Arapiraca – em pesquisas de exploração de terra, na descoberta de minério, no estudo ambiental e na viabilidade de extração, e já oferece mais de 100 empregos diretos na região.
A mineradora vai proporcionar muitos empregos diretos e indiretos. Muitos deles terceirizados nas áreas de transporte de pessoal e de carga, de hotelaria, alimentação coletiva (mais de 2.000 refeições por dia), vigilância patrimonial, manufaturas (fardas e mobiliários industriais), construção civil e eletromecânica, saúde (serviços clínicos e laboratoriais) e educação (treinamento e pesquisa).
Ao lado dos deputados Francisco Tenório (federal) e Ricardo Nezinho (estadual), que também participavam das festividades, Renan lembrou que em seu último encontro com a ministra Dilma Roussef, na semana em que ela deixava o Gabinete Civil para disputar as eleições presidenciais pelo PT, água e energia elétrica para Craíbas foram dois dos principais assuntos discutidos durante o encontro.
Urgência
“O prefeito Luciano Barbosa (Arapiraca) e presidente da AMA (Associação dos Municípios Alagoanos), que nos acompanhou na audiência com a ministra, ouviu dela o compromisso de que o pleito, que levamos a ela por solicitação do prefeito Dinho Leite, seria encaminhado para atendimento com a urgência que pedíamos, garantindo assim a instalação da mineradora no município”, anunciou Renan.
“São inúmeras as oportunidades de geração de empregos que teremos na região com o empreendimento da Mineradora Vale Verde, um projeto que não pode sofrer mais atrasos em seu cronograma de execução por falta de água e de energia”, disse o senador enquanto participava dos festejos finais de emancipação política do município, que contou com muitas atividades e entrega de várias obras pela prefeitura.