Renan propõe parceria ao Executivo para avaliar obras inacabadas

2306f2

 

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), concedeu entrevista, e anunciou que propôs ao presidente da República interino, Michel Temer, uma parceria entre o Legislativo e o Executivo para avaliarem as obras inacabadas no Brasil.
“Nós vamos somar esforços para criarmos uma comissão que vai atualizar as obras inacabadas no Brasil. Essa comissão vai ter critérios que irão ao encontro à avaliação orçamentaria das prioridades que devemos ter. No passado, tivemos R$ 250 bi de restos a pagar. Temos que fazer um levantamento de todas as obras inacabadas em cada estado e em cada município. Há pelo menos 20 ou 30 mil obras inacabadas. Isso é um cemitério sem fim”, disse Renan.
Segundo o presidente do Senado, a ideia é anunciar, em breve, a criação da comissão que vai avaliar o montante de obras inacabadas existentes no Brasil.

Encontro com governadores
O presidente do Senado, Renan Calheiros parabenizou a atitude de Michel Temer, por ter renegociado a dívida dos estados com os governadores.
Tivemos um grande dia com anúncio da renegociação da dívida dos estados. Nós, aqui no Senado, criamos uma pauta federativa, instalamos uma comissão para rediscutir o pacto federativo e temos cuidado dessa agenda com todo o carinho. Agora foi o ponto culminante porque foi feita uma negociação que preserva os interesses da União e dá um fôlego aos estados para retomarem a normalidade, fazer investimentos, gerar empregos”, disse Renan.
Na mesma linha, Renan também cumprimentou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
“O Meirelles deu celeridade à solução de um problema que já se arrastava por muito tempo e instabilizava os estados”, afirmou.
O presidente do Senado lembrou que se reuniu, por muitas vezes, com os ex-ministros da Fazenda Joaquim Levy e Nelson Barbosa que, segundo Renan, também “ajudaram bastante”.
“Todos ajudaram muito, mas nenhum ajudou tanto no fortalecimento da relação entre a União e os estados como o ministro Henrique Meirelles”, destacou Renan.
Segundo o presidente do Senado, durante o encontro com o presidente interino, os governadores informaram que alguns estados não possuem dívida pública, mas possuem débitos com o Banco de Desenvolvimento (BNDES).
“Nós renegociamos a dívida pública. Alguns estados não têm dívida pública, têm dívida com o BNDES. Eu acho fundamental, com uma solução jurídica adequada estender os termos da negociação da dívida pública para a dívida dos estados com o BNDES”, defendeu Renan.

Jantar com Meirelles
O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou que vai jantar com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, na próxima terça-feira (28), na Residência Oficial do Senado, com a presença dos senadores. “Esse encontro vai ser aquela conversa que ficamos de fazer para tratarmos da conjuntura política e, se for o caso, estabelecermos as prioridades”, disse.
“Nós vamos votar a Lei de Responsabilidade das Estatais, que foi votada na Câmara e vamos votar as emendas. Essa matéria também é muito importante. Ela vai entregar ao Governo um critério para que possam ser feitas as nomeações nas estatais, nos fundos de pensões e nos bancos”, destacou Renan.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263