Renan participa de lançamento do Programa de Revitalização do Rio São Francisco

1108f1

Nesta terça-feira (9), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou do lançamento do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, o Plano Novo Chico, no Palácio do Planalto. O decreto de criação foi assinado pelo presidente interino, Michel Temer, durante a cerimônia que também contou com a presença do senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Durante a cerimônia, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, destacou que “não basta garantir a transposição, é fundamental que o Rio São Francisco seja revitalizado”.
O Programa será desenvolvido no âmbito do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco sob a coordenação do Ministério da Integração Nacional. Fazem parte desse comitê 10 ministros, governadores dos estados que compõem a Bacia do Rio São Francisco e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
Por meio de ações integradas de preservação, conservação e recuperação ambiental, a intenção do governo não é apenas aumentar a quantidade de água no curso do rio, mas também melhorar a qualidade dessa água para o abastecimento humano, consumo animal, irrigação de plantações e utilização em grandes empreendimentos agrícolas e industriais.
Entre 2016 e 2019, o governo assumiu o compromisso de dar andamento a obras de saneamento e sistemas de abastecimento que vão beneficiar 217 municípios e representam investimentos de R$ 1,162 bilhão.
Outras medidas, a serem desenvolvidas entre 2017 e 2026, segundo o ministro Helder Barbalho, serão detalhadas nos próximos 90 dias, no âmbito do Comitê Gestor.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263