Jequiá da Praia ganhou na sexta-feira à noite a obra mais sonhada por seus habitantes nas últimas décadas: a ponte Rubem Pacheco, que une as duas partes da cidade antes separadas pelo braço da Lagoa Jequiá. Considerada “uma verdadeira obra de arte” pelo senador Renan Calheiros, que conseguiu os recursos para execução do projeto, a ponte tem 50 metros de vão livre para o tráfego de embarcações.
A construção da ponte só foi possível, como fez ver o prefeito do município, Marcelo Beltrão, porque o senador apresentou emenda no valor de R$ 600 mil, em 2006, garantindo a verba junto ao Ministério do Turismo. O projeto só foi concluído agora devido a problemas técnicos e ambientais. “Mas valeu a pena esperar e podermos estar agora comemorando seus resultados”, comemorou Renan.
O líder do PMDB no Senado destacou em seu pronunciamento que a ponte representa um marco na história da cidade e que sua inauguração, assim como de tantas outras obras por todo o Estado que ele disse ter contribuído para a sua viabilização com recursos federais, o enche de orgulho e de alegria “pelo dever cumprido de estar trabalhando pelo engrandecimento do meu Estado”.
O prefeito de Jequiá, Marcelo Beltrão, agradeceu ao senador e comparou seus benefícios para os habitantes da cidade ao Muro de Berlim quando foi derrubado. Seus agradecimentos ao senador foram reforçados pelo vice-prefeito José Luiz Coutinho, que lembrou outro sonho que Renan está proporcionando aos 16 mil
habitantes do município: a interligação da cidade à BR-101 por via asfáltica.Presente à solenidade, o prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, que é natural de Jequiá da Praia, também destacou outra realização de Renan em seu município, que é a viabilização da construção de um campus do Instituto Técnico Federal de Alagoas (Ifal), cujas obras terão início no próximo mês de dezembro.
Também compareceram à solenidade o deputado estadual João Beltrão, o prefeito e o vice-prefeito de Coruripe, Marx Beltrão e George Guido; o prefeito de Rio Largo, Toninho Lins, vereadores e lideranças da região. O homenageado Rubem Pacheco foi representado por sua filha Luciana Pacheco. Após a bênção proferida pelo padre Eduardo Alves e o corte da fita simbólica, a ponte foi oficialmente liberada ao tráfego.