“Precisávamos garantir a sobrevivência dessas 450 famílias que dependem do mar para sua subsistência. Por isso, o ponto central foi assegurar um local que ficasse o mais próximo possível do antigo local”, destacou o prefeito Cícero Almeida em seu discurso.
Almeida lembrou que a obra atende a um pedido feito pelo ex-presidente Lula, em visita a Maceió, em julho de 2009. Na ocasião, o prefeito se comprometeu a atender a solicitação, ressaltando que a viabilização da obra só foi possível graças ao empenho da bancada federal alagoana, “com especial atenção do senador Renan, que sempre está pronto para trabalhar pela melhoria da qualidade de vida dos maceioenses”.
A obra, segundo o prefeito, demandou investimentos da ordem de quase R$ 15 milhões, recursos provenientes do Ministério das Cidades, com a contrapartida de aproximadamente R$ 5 milhões do município.
Empenho do prefeito
Em seu discurso, o senador Renan destacou o empenho do prefeito Cícero Almeida para viabilizar a construção do conjunto. Enfatizou, também, a popularidade do prefeito da capital, atribuindo o êxito de sua gestão à sua visão empreendedora e todo o trabalho de uma equipe de auxiliares que ele soube escolher com tanta precisão para trabalhar pelo progresso da cidade. “É sempre satisfatório buscar recursos em Brasília que deem subsídios a administrações como a de Cícero Almeida, priorizando obras de mobilidade urbana, infraestrutura e dignidade social”, enfatizou o senador.
O líder do PMDB no Senado se referiu ainda a diversas obras viárias em execução ou já inauguradas que a prefeitura de Maceió vem realizando na atual administração e que contaram com sua intervenção para a consecução dos recursos federais, como as avenidas Márcio Canuto, Pierre Chalita e Presidente Lula.
Por diversas ocasiões, Renan acompanhou o prefeito Cícero Almeida em audiências em Brasília quando ele buscava a liberação de emendas para o desenvolvimento de Maceió. “Esse é o papel que exerço lá como parlamentar e é esta a prerrogativa do PMDB, trabalhar para fazer inclusão social, diminuir as desigualdades e resgatar a dignidade do povo”, destacou Renan.
Reiterando a grande mudança social ocorrida a partir do governo Lula e que tem continuidade agora no governo da presidente Dilma Rousseff, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, comemorou os avanços registrados no País e os programas de Governo, como o Minha Casa Minha Vida que ajudam a realizar o sonho da casa própria, injetam milhões na economia brasileira e geram emprego e renda.
Estiveram presentes à cerimônia, também, o senador Benedito de Lira, o deputado federal Arthur Lira, o secretário de municipal de Infraestrutura, Mosart Amaral, o superintendente da Caixa Econômica Federal em Alagoas, Herbert Buenos Aires, o ex-governador Ronaldo Lessa, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias.