Renan na sessão de homenagem à memória de Jarbas Passarinho

rena
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comandou nesta quarta-feira (15), sessão de homenagem ao falecimento do ex-senador Jarbas Passarinho. Em discurso, Renan destacou a longevidade do senador que faleceu aos 96 anos, “ter vivido tanto tempo com o sentimento do dever cumprido, com certeza, mais do que uma realização e uma grande vitória é ter a convicção de que valeu a pena ter vivido. Creio ter sido esse o sentimento que imperou no cidadão brasileiro Jarbas Passarinho, por tudo que viu, viveu e vivenciou”, disse.

Neste sentido, Renan Calheiros disse que, “constitui-se em um equívoco avaliar atos do passado, com a lupa do presente. Reduz a nossa compreensão e embaraça a verdade pretender que ações hoje incompatíveis com o amadurecimento de nossa sociedade tenham sido praticadas tais como consideramos as mais adequadas e corretas. A cada época, seus costumes. A cada circunstância, as suas peculiaridades. A cada ato, o seu contexto”.

O presidente do Senado, lembrou os vários postos que Jarbas Passarinho ocupou ao longo de sua vida militar e política. Foi governador, senador e ministro, “funções desempenhadas sempre com grande desprendimento e correção e sobretudo com imenso amor pelo nosso país”, disse.

Renan destacou dois pontos que julga importantes na trajetória de Passarinho. “Primeiramente o sentimento de orgulho do Senado Federal em ter sido presidido por essa figura tão ilustre e honrada. Neste período é notável o seu desempenho na defesa das causas indígenas, como bom amazonense que foi, tendo nascido no Acre e vivido sua juventude no Estado do Pará”.

Outro feito exaltado na vida do ilustre senador Jarbas Passarinho foi a implementação do Movimento Brasileiro de Alfabetização, “projeto que durante dezoito anos incentivou milhares de brasileiros a retornar aos bancos escolares para adquirir ou complementar a capacidade da leitura, escrita e cálculo, tendo sempre como objetivo integrá-las a sua comunidade, permitindo melhores condições de vida na sociedade, afirmou.

De acordo com Renan o Mobral, como se tornou conhecido a sua iniciativa, “incentivava os brasileiros a conhecer seus direitos e deveres, assim como as melhores maneiras de participação comunitária para resolução de problemas com os recursos disponíveis. Tinha ainda como escopo levar os alunos a adquirirem hábitos de conservação da saúde e de melhoria das condições de higiene pessoal, familiar e de toda a comunidade”, salientou.

Renan acrescentou que Jarbas Passarinho, ajudou a articular a anistia política, e que deixou a seus descendentes e a todos nós admiradores de sua personalidade um rico legado literário, que o levou a receber prêmios como contista e romancista e a integrar a Academia Paraense de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Ao longo de sua vida recebeu inúmeras condecorações e 17 títulos de doutor honoris causa de universidades federais e católicas, tais como as do Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, Rio Grande do Sul, Campinas, Petrópolis, Bahia, Recife e Goiás, entre outras.

“Por tudo isso é que guardaremos sempre na memória o grande senador e nacionalista que foi Jarbas Passarinho. No atual cenário de intolerância, de incompreensão e fanatismos multifacetados, mais do que nunca é preciso homenageá-lo como forma de aceitar que as pessoas estão sempre permeáveis à mudança e podem se abrir para novos horizontes a qualquer tempo”, finalizou Renan.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263