Renan marca votação de reajuste de ministros do STF para o dia 6 de setembro

2408f4

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou nesta quarta-feira que a votação do reajuste dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ocorrerá no dia 6 de setembro. O texto eleva os subsídios mensais dos ministros em 16,38%, dos atuais R$ 33, 7 mil para $ 39,2 mil já a partir de janeiro de 2017. Para 2016, o vencimento seria de R$ 36,7 mil. “Eu tenho o compromisso com a votação da matéria. Nós não vamos votar hoje o requerimento de urgência, mas nós vamos votar a matéria no dia 6, véspera do feriado do dia 7. É um compromisso que eu tenho e que levarei a cabo. Sei que existem resistências e que nós precisamos, mais do que nunca, fazer o reajuste fiscal para que a economia responda, mas este é um compromisso constitucional que nós temos que cumprir”, afirmou Renan.

O presidente do Senado Renan chamou ainda de “pequenez” as críticas que tem sido feitas ao reajuste e afirmou que não se pode considerar que a medida comprometa o equilíbrio fiscal do país. “Esse reajuste vai ter uma repercussão mínima, do ponto de vista da União. Em 2016, ele terá uma consequência de menos de 200 milhões de reais”, explicou Renan.

Votação da DRU

O presidente do Senado falou também sobre a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) de Desvinculação das Receitas da União (DRU) e disse que colocará o texto em votação nesta quarta-feira (24) no plenário da Casa. “Nós vamos votar a DRU. É fundamental que ela seja aprovada hoje porque é muito importante para a execução orçamentária. Eu vou trabalhar para a que a DRU seja rapidamente aprovada hoje em primeiro turno”, disse Renan.

Impeachment

Renan Calheiros também falou sobre a julgamento do processo de impeachment que começa nesta quinta-feira (24). “Na quinta e na sexta, vamos ouvir as oitivas das testemunhas de defesa e de acusação. Na segunda, 9h nós teremos o depoimento da presidente Dilma Rousseff. A partir daí, nós começaremos a discussão. Cada senador poderá falar por até 10 minutos. Depois falarão a defesa e acusação e nós votaremos. Eu espero que isso aconteça na madrugada de terça-feira para quarta”, explicou Renan.

Viagem à China

O presidente do Senado afirmou ainda que deve acompanhar o presidente interino, Michel Temer, durante viagem à China onde irá ocorrer a Cúpula de líderes do G20 prevista para os dias 4 e 5 de setembro.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263