Renan lança livro com relatório da gestão 2013-2014

renan_lanca_relatorio_gestao_2013_2014_plenario

O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), lançou nesta terça-feira (17) em Plenário, o livro “Contas Abertas: Relatório da gestão do presidente Renan Calheiros – Senado Federal 2013/2014”. Mais que apenas um relato da gestão de Renan Calheiros à frente da Mesa Diretora da Casa nos últimos dois anos, a obra mostra várias passagens dos bastidores da Presidência do Senado.

Segundo Renan, a atual Mesa teve como objetivo melhorar a qualidade do gasto público sem trazer prejuízo à produção e à fiscalização legislativa. “Nos últimos dois anos, por decisão da Mesa Diretora e a inestimável colaboração dos Senadores, o Senado passou por muitas transformações. Foram mudanças administrativas, regimentais, legislativas e também culturais. Implementamos um racionamento interno e, com ele, através de mais de uma centena de medidas para cortar desperdícios e impedir abusos, conseguimos atingir uma economia de R$530 milhões sem nenhum comprometimento com o funcionamento da Casa”, disse Renan no discurso de lançamento do livro.
Facilitar o acesso às informações e prestar o atendimento às demandas encaminhadas pelos cidadãos de forma mais eficiente foram questões tratadas com empenho pelo presidente Renan à frente da Mesa do Senado durante esse biênio. Segundo ele, todas as informações referentes ao Senado estão disponibilizadas e acessíveis a todos os brasileiros.
“O compromisso assumido por esta direção foi o aprofundamento da transparência, iniciada na gestão do Senador José Sarney. Considero esse um caminho sem volta para o controle social. Resultado deste esforço foi comprovado na mais ampla pesquisa sobre o tema feita pela Fundação Getúlio Vargas junto a 138 instituições. O Senado Federal respondeu a 100% de todas as demandas que lhe foram encaminhadas. Respostas fornecidas, em média, no prazo de 15 dias, quando a Lei de Acesso à Informação estipula o período de 30 dias para as respostas”, declarou o presidente.
Renan destacou ainda o avanço na produção legislativa. Segundo ele, milhares de matérias foram aprovadas no biênio e a maioria delas propostas pelo próprio Legislativo. “No Campo legislativo também avançamos bastante aprovando matérias relevantes para o Brasil e a sociedade. Neste setor destaco a modernização dos Códigos Brasileiros, muitos superados pelo tempo. Aprovamos milhares de matérias e a maioria delas originadas no próprio poder Legislativo”, apontou o presidente do Senado.
Ao finalizar o discurso de apresentação do livro “Contas Abertas: Relatório da gestão do presidente Renan Calheiros Senado Federal 2013/2014”, Renan garantiu que a obra não se trata de um registro burocrático das atividades que desempenhou na Presidência do Senado, mas um registro histórico de grande importância. “Tantos foram os avanços que considerei oportuno registrá-los na publicação que agora estamos lançando. Antes de ser um burocrático balanço administrativo, trata-se de uma prestação de contas à sociedade. O livro “Contas Abertas” é um registro histórico que, avalio, será de grande importância para historiadores, jornalistas, acadêmicos e para o público de maneira geral. Além das medidas administrativas, legislativas e da transparência, me permiti também narrar alguns bastidores de casos pitorescos e desconhecidos destes últimos dois anos à frente do Congresso Nacional. Espero, sinceramente, que todos apreciem a leitura e façam, como sempre, suas críticas e sugestões. Afinal, como toda publicação, trata-se de uma obra aberta e, portanto, sujeita a aprimoramentos”, finalizou Renan.
Vários senadores pediram a palavra para elogiar o livro e a atitude do presidente. Os destaques ficaram por conta dos senadores Pedro Simon (PMDB/RS), Randolphe Rodrigues (PSOL/AP), Eduardo Braga (PMDB/AM), José Sarney (PMDB(AP), Jaime Campos (DEM/MT), Eunício Oliveira (PMDB/CE), quando os parlamentares exaltaram os valores citados na publicação em que vultosos recursos foram economizados, sem qualquer comprometimento nos trabalhos do Senado Federal. Desde sua posse o senador Renan adotou como mantra de sua administração a expressão “fazer mais, com menos”!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263