Renan: julgamento de Impeachment começará dia 25 de agosto

0308f1

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que o Plenário da Casa vai começar a analisar, a partir do próximo dia 25, o pedido de impeachment da presidente da República, afastada, Dilma Rousseff. Renan explicou que é impossível precisar com exatidão o dia do julgamento de Dilma já que, segundo o parlamentar, isso dependerá do andamento dos trabalhos. “Não tem como marcar o exato momento em que acontecerá a votação do impeachment, você tem como marcar a data em que começa o julgamento, o julgamento começara no dia 25 ou 26 de agosto. Com certeza, nós temos como concluir isso antes do final do mês, eu vou trabalhar para que isso aconteça”, destacou.

Final de semana
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) não descartou que sejam realizadas sessões do Senado aos sábados e domingos para ouvir testemunhas de defesa e acusação e observou que todos os prazos legais serão cumpridos conforme determina a legislação. “Se nós pudermos abreviar isso, melhor! Nós vamos ter um resultado na medida da cobrança da sociedade que já não aguenta mais que essa questão seja delongada. Os prazos estabelecidos pela lei e pela Constituição serão rigorosamente obedecidos. Esse roteiro prioriza o direito de defesa, que está absolutamente garantido”, enfatizou.

Renan negou que tenha havido interferência do Palácio do Planalto para antecipar o desfecho do julgamento de Dilma. “O presidente Temer não faria esse apelo a mim, jamais”, afirmou ao ressaltar que o processo vem sendo conduzido com total isenção desde o início.

Procedimento
O presidente do Senado, também anunciou que na próxima quinta-feira (4), fará uma reunião com os senadores e líderes partidários para definir os procedimentos do julgamento em plenário. A sessão será conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski. “ Temos que definir, por exemplo, quantas questões de ordem o presidente do STF terá que responder, isso alterará a duração da própria sessão de julgamento”, explicou Renan.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263