Renan é escolhido relator da CPI da COVID

O senador Renan Calheiros foi escolhido nesta terça-feira (27), como relator da CPI da COVID. Em seu discurso, ele afirmou que seu trabalho será pautado pela isenção e imparcialidade. Além de reforçar, que a investigação será técnica, profunda, focada no objeto que justificou a CPI e despolitizada.

“Serei relator, não das minhas convicções, mas o redator do que aqui for apurado e comprovado. Nada além, nada aquém. CPI não é a sigla de Comissão Parlamentar Inquisitorial. É de Investigação”, disse. “Tudo será investigado, como exige a Carta democrática, de maneira transparente, acessível, e as decisões colegiadas, como sempre o fiz nas 4 vezes que tive a honra de presidir essa Casa. Os brasileiros têm o direito de voltar a viver em paz”.

Renan lembrou que o Brasil, é um dos piores países no enfrentamento da pandemia. “Não conseguiremos enxugar as lágrimas que foram e ainda serão vertidas, não temos como consolar a todos, fechar a cicatriz eterna da perda de entes queridos, não recuperaremos vidas ceifadas. Podemos preservar vidas e temos a obrigação de fazer justiça, de apontar, com responsabilidade, equilíbrio e provas, os culpados por essa hecatombe”.

PAUTAS DA CPI
Durante a instalação da CPI, o senador Renan Calheiros frisou, que o maior mérito da Comissão é existir, estar instalada e funcionando. Ele aproveitou para apresentar um esboço do plano inicial de atuação. A lista que começou a ser elaborada deve receber até quinta-feira (29), as recomendações de outros membros e suplentes da CPI.

“Quero consolidar o princípio da colegialidade das deliberações, desde já na própria construção do nosso plano de trabalho. Vamos elaborar um cronograma de oitivas, diligências e de acesso a documentos que permitam um diagnóstico técnico e realista dessa realidade desoladora”, afirmou.

Para identificar os reais fatos sobre a pandemia no país, a CPI devem ouvir médicos, especialistas, epidemiologistas, infectologistas, cientistas, laboratórios, agentes públicos, representantes de organizações de saúde, conselhos de medicina. “Também vamos solicitar o inteiro teor dos processos administrativos, de contratações e das demais tratativas relacionadas às aquisições de vacinas e insumos, no âmbito do Ministro da Saúde, além de convocar o atual ministro da saúde, Marcelo Queiroga e os três últimos ministros que o antecederam”, completou.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Por que a Copa América no Brasil é um mau exemplo

Esta reflexão, sugerida pela equipe técnica da CPI da Covid-19 no Senado...

Renan critica negacionistas sobre pandemia

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da...

A segunda cepa do negacionismo

Diante de tudo o que os fatos comprovam, rota...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263