O senador Renan Calheiros disse, nesta sexta-feira, 05, que o PMDB deverá anunciar formalmente, nos próximos dias, o apoio à pré-candidatura de Ronaldo Lessa (PDT) ao governo do Estado, nas próximas eleições de outubro. “Espero que os demais partidos que integram a Frente Pró-Lessa Pró-Dilma façam o mesmo, para que não deixemos dúvidas de que lado estamos marchando”,
reafirmou, adiantando que Alagoas está sendo o primeiro Estado do País a lançar uma frente tão ampla de apoio ao presidente Lula e, consequentemente à Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República..
Renan participou de uma reunião e entrevista coletiva, ao lado de vários políticos dos partidos que formam o grupo de oposição ao governo de Alagoas. Ao justificar a postura que adotou, depois de haver apoiado o governador Teotônio Vilela Filho, nas últimas eleições ao governo, em 2006, Renan lembrou que o PMDB não faz parte da atual administração e lamentou que Alagoas seja o único Estado brasileiro a não participar do atual momento por que passa o País, proporcionado pela administração do Presidente Lula. “Precisamos sintonizar Alagoas à mesma velocidade dos demais estados brasileiros. Não podemos ficar fora deste momento excepcional por que passa o Brasil”, avaliou, ratificando seu apoio à pré-candidatura de Lessa.
Sobre a aglutinação de vários partidos e outros que, eventualmente, poderão se unir à Frente de oposição, Renan disse que as conversas estão fluindo naturalmente. “O processo tem evoluído bem. Esta reunião consagra a candidatura de Ronaldo Lessa, reunindo todos os partidos da base de sustentação do Presidente Lula”.
O líder do PMDB disse, ainda, que o grupo “irá fazer o possível” para aglutinar o deputado federal Benedito de Lira (PP) nesta Frente. Tudo tem seu tempo, até porque a política tem um calendário próprio. Neste momento, estamos definindo a candidatura de Ronaldo Lessa para assegurarmos um governo democrático e participativo. Estamos reunindo uma Frente como nunca em Alagoas um pré-candidato teve condições de reunir”, reforçou.
Renan destacou o apoio declarado do prefeito de Maceió, Cícero Almeida, que também é do PP, para o êxito dos objetivos dos partidos que formam este bloco de oposição. “O apoio do prefeito Cícero Almeida é fundamental para o sucesso da Frente”, destacou.
Sobre a indicação do nome do vice-governador que irá formar a chapa ao lado de Lessa, o senador disse que esse é um assunto a ser definido posteriormente. “Acredito que essa definição deverá ser anunciada em meados de junho, próximo à realização das convenções. Até lá, permaneceremos conversando com os partidos que estão aqui representados e outros que tiverem interesse de participar deste projeto”, falou.
O senador informou que, na noite de quinta-feira, esteve reunido com o deputado Benedito de Lira e com o presidente Lula, em Brasília. “Temos uma convergência forte na política estadual. Só para lembrar, o PP, o PTB e o PMDB têm, juntos, mais de 60 prefeituras em Alagoas”, lembrou.
Nessa reunião de Brasília, Lula informou ao senador Renan Calheiros seu interesse em vir a Alagoas para participar da instalação dos canteiros de obras da duplicação da BR-101, no próximo dia 18 de março.
PRIMEIRO VOTO – Presente à reunião, o empresário João Lyra disse que a presença de Renan “é fundamental para o êxito da Frente”. O deputado federal Augusto Farias (PTB) representou o senador Fernando Collor e informou que o ex-presidente da República, ao abrir mão de uma eventual candidatura ao governo, no ano passado, antecipou que seu primeiro voto às eleições ao Senado Federal será para Renan Calheiros. O prefeito Cícero Almeida reafirmou o apoio irrestrito à candidatura de Lessa ao governo e destacou o “respeito recíproco” que mantém com Renan e a importância do senador na frente de oposição.
A reunião e a entrevista coletiva à imprensa aconteceram no Hotel Colonial, na Ponta Verde, onde também estiveram presentes o presidente do PT estadual, Joaquim Brito; os deputados estaduais Isnaldo Bulhões, Sérgio Toledo e Jota Cavalcante (todos do PDT) e Dudu Albuquerque (PSDC); o deputado federal Mauricio Quintella (PR); os vereadores por Maceió, Marcelo Malta (PCdoB) e Galba Novaes (PRB); a presidente do PV em Alagoas, Sandra Menezes e a ex-prefeita de Feliz Deserto e ex-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Rosiana Beltrão (PDT).