Renan diz que ajuste fiscal não pode significar um desajuste social

1706f2

O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), falou nesta quarta-feira (17) durante encontro com prefeitos sobre o ajuste fiscal proposto pelo governo federal. Renan defendeu as medidas, mas enfatizou que elas não podem prejudicar a população. “Evidentemente que nós defendemos o ajuste fiscal. No primeiro trimestre, o ajuste fiscal se fez muito mais nos municípios e nos estados do que no governo central. Mas defendo o ajuste fiscal que não signifique na prática o desajuste social”, afirmou Renan.

Renan organizou a reunião com prefeitos para discutir o Pacto Federativo e desenvolvimento regional, a exemplo do que já havia feito com os governadores. No encontro, os prefeitos apresentaram um resumo das dificuldades que enfrentam, como estrangulamento das contas municipais causado pela transferência frequente de obrigações para as prefeituras sem o necessário repasse de dinheiro para cobri-las. “Esta reunião é uma reunião que não é contra o ninguém. É uma reunião do Brasil e dos brasileiros e os senhores, como prefeitos e como prefeitas, representam mais do que qualquer outro. Por isso, nós estamos aqui objetivamente para ouvir”, destacou Renan.

O presidente do Senado disse ainda que é importante definir qual a pauta prioritária para os municípios. “Nós vamos discutir com os prefeitos o que nós devemos fazer, qual é a pauta que vamos priorizar daqui para frente. Nós estivemos na Marcha dos Prefeitos, criamos um grupo para estudar o pacto federativo no âmbito do Senado Federal a exemplo do que já havia feito a Câmara dos Deputados. Criamos uma comissão mista no Congresso Nacional para acompanhar a tramitação de todas as matérias que dizem respeito ao pacto federativo e hoje nós estamos aqui fundamentalmente para ouvir”, enfatizou Renan.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263