Warning: Use of undefined constant full - assumed 'full' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 5

Renan discursa sobre igualdade no dia da Consciência Negra

O senador Renan Calheiros proferiu discurso, na manhã dessa sexta-feira (19), na sessão solene que o Senado promoveu no dia da Consciência Negra em defesa das minorias e contra a discriminação. Renan lembrou que a Internet, infelizmente, tem servido de instrumento de estímulo à discriminações.


O senador não esqueceu de citar a luta do conterrâneo Zumbi dos Palmares, cuja luta permanece “em um país construído sob a égide do trabalho forçado de negros e indígenas, onde permanece no imaginário do brasileiro uma série de preconceitos”, disse.

– Ainda vivemos – acrescentou –  em um País onde um homem pode se sentir profundamente agredido por ter sido tratado com palavras de cunho racista durante uma discussão de trânsito, chegar em casa e bater em sua esposa por não encontrar o jantar preparado, ou tratar mal o subalterno idoso da repartição onde trabalha – lamentou, em outro trecho.

 Renan também criticou a suposta normalidade da situação com que ainda são tratadas as crianças que trabalham em casas de famílias, as “Marias”, que servem e limpam a sujeira de seus patrões, afirmando que é nesse pretenso costume que é alimentado o preconceito que rotula o negro indolente, o índio incapaz, a mulher submissa, o pobre alcoólatra  e o velho inútil. O líder do PMDB lembrou que, em Maceió, atualmente as vítimas são os moradores de rua, perseguidos por serem pobres e estarem à vista de todos.

– Foram 32 assassinados, mas o fato não sensibilizou as autoridades – afirmou.

 Também enfatizou que, em São Paulo, o nordestino leva a culpa pela falta de emprego e o aumento da violência.

– Se o nordestino ainda por cima for jovem e negro é candidato certo para ser espicaçado numa blitz, baleado por um grupo neonazista numa rua da periferia ou apanhar na saída de um estádio de futebol – assegurou.

 O senador alertou ainda que a crise econômica, que continua abatendo o mercado mundial e restringindo a capacidade de consumo do trabalhador dos outros países, tem ajudado a recrudescer preconceitos e xenofobia.

– À população afro-descendente de nosso País, titular original desta homenagem do Senado Federal, meu profundo respeito por todos aqueles que acabaram por pagar com a própria vida pela construção das bases da nossa nação – completou.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados


Warning: array_merge(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 126

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263