O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou nesta segunda-feira (2) da sessão especial do Plenário do Senado que comemorou os 30 anos de criação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Em pronunciamento, Renan discorreu sobre a história do Departamento e disse que “o Diap participa ativamente da construção da democracia brasileira e seu trabalho colabora para a melhoria e aperfeiçoamento das instituições”.
Criado em 1983 pelo advogado Ulisses Riedel, o DIAP atua para tornar leis as reivindicações consensuais das entidades sindicais que reúnem – cerca de 900 atualmente – centrais, confederações, federações, sindicatos e associações de todos os estados do país. Renan também citou as publicações do Departamento, como os livros, boletins e estudos técnicos, redigidos após sérias pesquisas.
“Que o Diap ainda celebre muitos anos de vida com a continuidade destes relevantes serviços prestados ao nosso país”, afirmou. Para Renan, que considera justa a homenagem no Senado Federal, o Departamento “faz a insubstituível ponte entre o Congresso e as entidades sindicais e o movimento social”. Além dos senadores, participaram da sessão os dirigentes do Diap, Epaminondas Lino de Jesus, Diretor-Superintendente; Antônio Augusto de Queiroz, Diretor de Documentação e Clemente Ganz Lúcio, Diretor Técnico.