Renan destaca importância de nova subestação para crescimento de Arapiraca e região do Agreste

O senador Renan Calheiros, líder do PMDB, participou nesta sexta-feira, 3 de julho, ao lado do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB) e do governador Teotonio Vilela Filho, da assinatura para abertura do processo licitatório visando a construção da subestação de 230 kv que será instalada entre os municípios de Arapiraca e Craíbas. O investimento é de mais de R$ 60 milhões.

A obra vai atender às demandas energéticas das indústrias já instaladas e em implantação no Agreste, a exemplo da Mineradora Vale Verde, que montou um canteiro de obras no município de Craíbas para extração de 150 milhões de toneladas de minério de ferro, cobre e ouro em sete localidades da região. Ainda durante a solenidade, ocorrida no auditório do fórum Desembargador Orlando Manso, em Arapiraca, o ministro de Minas e Energia anunciou investimentos da ordem de R$150 milhões em seis obras para a expansão do fornecimento de energia elétrica em Alagoas.

Renan destacou o empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para garantir obras em Alagoas, a exemplo da duplicação da BR-101, do programa Luz para Todos e agora com a autorização para que seja dado início ao processo licitatório da nova subestação em Arapiraca. O edital para abertura do processo licitatório da obra está previsto para ocorrer no próximo mês de outubro, com previsão de início da obras no primeiro semestre de 2010.

O senador fez questão de ressaltar que o processo de desenvolvimento de Arapiraca teve início durante as duas gestões da então prefeita Célia Rocha (1997 a 2004), que estava presente na platéia prestigiando a solenidade. E apontou a chegada de indústrias de porte, como a Mineradora Vale Verde como de importância para o desenvolvimento econômico de Arapiraca e de toda a região do Agreste alagoano, lembrando ainda do Grupo Coringa, instalado na cidade há 40 anos.

Empenho

Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa disse que a nova subestação de 230 kv será um marco no desenvolvimento do município e região. “Graças ao empenho do senador Renan Calheiros e do presidente Lula, com a sensibilidade do ministro Edison Lobão, teremos estrutura energética para receber novos investimentos e preparar o crescimento econômico para os próximos 20 anos”, destacou ele.

Já o ministro Edson Lobão explicou que o programa Luz para Todos se tornou a “menina dos olhos” do presidente Lula e que o material usado pelo governo federal é de uma qualidade muito grande. “A população é quem tem a ganhar. Estamos instalando vários pontos, o que mostra a parceria entre o prefeito Luciano Barbosa e a população”, concluiu.

Além do mais, disse ele, “Alagoas tem um peregrino nos corredores dos ministérios em busca de recursos para o Estado: o senador Renan Calheiros, meu líder no Senado e um político bastante identificado hoje com o presidente Lula”.

A solenidade também contou com a presença do diretor-presidente da Ceal, Flávio Decat; secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes; presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Fernando Toledo; os deputados federais Benedito de Lira e Francisco Tenório; deputados estaduais Ricardo Nezinho; José Maria Tenório; João Carlos e Alberto Sextafeira; presidente da Fecomércio, Wilton Malta, além da ex-prefeita de Arapiraca, Célia Rocha; prefeitos alagoanos, vereadores, empresários, entre outras autoridades e lideranças políticas e comunitárias do município e região.

Luz Para Todos

Após a solenidade de implantação da subestação de energia elétrica de 230KV, o prefeito Luciano Barbosa acompanhado do senador Renan Calheiros, do ministro de Estado de Minas e Energia, Edison Lobão, do governador Teotônio Vilela Filho, e demais autoridades, visitou a comunidade de São José, onde foi entregue pela Ceal as obras do Programa Luz para Todos.

O prefeito Luciano Barbosa destacou a importância da implantação do programa, afirmando que é um avanço no desenvolvimento do município. “Estamos inaugurando só uma parte do muito que ainda será feito com a ajuda do governo federal e do senador Renan Calheiros”, falou.
identificado hoje com o presidente Lula”.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263