
Embora Alagoas permaneça no último lugar entre os estados com os piores índices de Desenvolvimento Municipal, medidos pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o senador Renan Calheiros (PMDB) destacou dois dados positivos na pesquisa referente ao desempenho dos municípios em 2009: os índices obtidos por Boca da Mata e Murici.
De acordo com a pesquisa da Firjan, que adota a mesma metodologia aplicada para aferição do IDH (índice de Desenvolvimento Humano) do IBGE, os municípios de Boca da Mata e Murici estão entre os dez melhores de Alagoas no que se refere à educação, saúde e geração de emprego e renda. O crescimento de Murici no índice da Firjan foi o maior do Estado.
“Na última pesquisa, divulgada em 2008, Murici ocupava a 35º posição no ranking de 102 municípios e, nesta pesquisa agora, está em 10º lugar, ou seja, avançamos vinte cinco posições em apenas um ano” – destacou o senador Renan.
Ele lamentou a situação de Alagoas, que desde 2005 se mantém na última posição no País em termos de desenvolvimento municipal, e pregou o “esforço concentrado” de todos os prefeitos para tirar o Estado dessa condição humilhante.
– “Já avançamos muito, como são os casos de Murici e Boca da Mata, mas precisamos avançar muito mais. Essa é uma luta que exige o esforço permanente e não podemos dar trégua para o atraso. Qualquer cochilo pode ser fatal” – disse o senador, ao comentar a situação de Maceió na pesquisa da Firjan.
Mesmo mantendo-se como líder entre as dez melhores cidades alagoanas com os maiores índices de Desenvolvimento Municipal, e chegando a registrar o crescimento de 2% em relação à pesquisa relativa a 2009, Maceió caiu uma posição no ranking das capitais. A capital alagoana ocupava a 21º em 2009 e agora caiu para 22º posição.