Renan define pauta de projetos prioritários e defende aprovação de passe livre

 
 
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), definiu nesta terça-feira, 25, uma pauta legislativa prioritária a ser votada pelo Congresso nas próximas semanas. A lista de projetos foi estabelecida em conjunto com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves e lideranças partidárias do Senado, tanto do governo como da oposição. A presidente Dilma Rousseff, que se reúne logo mais às 17h30 com Renan Calheiros, será informada sobre a agenda do Legislativo. 

Segundo Renan Calheiros, o Congresso pretende fazer um grande esforço para garantir a aprovação do PL 8530/2010, que trata do Plano Nacional de Educação e obriga que sejam investidos 10% do Produto Interno Bruto para a melhoria do ensino. O presidente do Senado, Renan Calheiros, decidiu apresentar um projeto criando o passe livre para os estudantes de todo o Brasil, que será subsidiado com o aumento dos recursos para o setor provenientes dos 10% do PIB. “Temos que avançar urgentemente nessa questão do passe livre. É uma reivindicação justa”, disse Renan.
A definição dos projetos e de uma agenda legislativa têm como objetivo atender aos manifestantes que, durante várias semanas, protestam nas ruas de várias cidades do país e exigem mudanças no governo federal, além da melhoria de serviços essenciais. 
Durante a reunião de líderes, o presidente do Senado, Renan Calheiros disse que vai levar a sugestão de mais dois pactos à presidente Dilma: o Pacto Federativo e um outro, para a Segurança Pública. A ideia é vincular recursos por tempo determinado para o setor de segurança. Líderes também defenderam que dentro do Pacto Federativo seja aprovado um novo indexador para a dívida dos Estados. 
Projetos prioritários 
Segundo os líderes, o Congresso pretende fazer um grande esforço para votar o projeto que torna a corrupção crime hediondo. Na Câmara dos Deputados será dada prioridade a PEC 37, que trata das atribuições do Ministério Público. A intenção é rejeitar ou arquivar a iniciativa. Também deve discutida proposta aprovada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara, que permite aos psicólogos promover tratamento com o objetivo de curar a homossexualidade. Líderes presentes à reunião sugeriram que o projeto seja arquivado. A votação do Fundo de Participação dos Estados (FPE), do marco civil da Internet e do projeto que proíbe a palmada também entram na pauta de prioridades da Câmara. Outro item que deve ser colocado em votação é a proposta emenda constitucional do senador José Sarney, que altera o rito de tramitação das medidas provisórias. 
Plebiscito 
Sobre a iniciativa de convocar um plebiscito para consultar a população sobre a reforma política, o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse ser democrático ouvir o povo. “É natural e democrático ouvir a opinião da sociedade diretamente sobre o seu destino. A sociedade está mais atenta, melhor informada, deve participar ativamente das mudanças do país”, encerrou. 
Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado
Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263