Warning: Use of undefined constant full - assumed 'full' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 5

Renan defende financiamento permanente para saúde pública

renan+calheiros+saude

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu urgência no financiamento permanente da saúde pública, ao abrir sessão temática, no plenário, nesta quinta-feira (19), com a presença dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e do Planejamento, Miriam Belchior. Essa é a segunda das sessões temáticas instituídas para permitir aos senadores debater, com especialistas, assuntos de relevância para o Senado.

Depois de afirmar que as pesquisas de opinião pública indicam que a melhoria da saúde é a principal reivindicação do povo ao governo, Renan Calheiros afirmou que a sessão temática é uma oportunidade para debater caminhos e encontrar soluções a fim de assegurar a efetividade desse direito previsto na Constituição federal e na Lei 8.080/1990.

O presidente do Senado disse que a situação da saúde é caracterizada pelas longas filas e pela falta de profissionais da saúde e de consideração à dignidade das pessoas e, por isso, definiu a busca de solução para a área como um “compromisso moral” com os menos favorecidos.

Renan citou uma série de iniciativas em discussão no Legislativo em busca da sustentabilidade do financiamento das ações de saúde, como o projeto de lei de iniciativa popular que propõe a destinação de 10% da receita bruta da União para o SUS e a possibilidade de destinação à saúde de 50% das emendas parlamentares ao Orçamento.

O presidente do Senado mencionou ainda a Proposta de Emenda à Constituição 34/2011, do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que cria a carreira de médico de Estado; o Projeto de Lei do Senado 20/2012, de autoria do mesmo senador, que regulamenta o serviço de medicina legal; e a Medida Provisória 621/2013, que institui o programa Mais Médicos.

Segundo Renan, todas essas propostas devem ser examinadas com a urgência requerida pela sociedade. A sessão temática, como reforçou o presidente, é a oportunidade para colocar em debate todas as opções e definir o melhor caminho para a melhoria da saúde.

Além dos ministros, estão presentes à sessão temática o presidente e o relator da Comissão de Financiamento do Sistema de Saúde do Brasil, respectivamente senadores Vital do Rêgo e Humberto Costa (PT-PE); os presidentes do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, e do Movimento Saúde + 10, Ronald Ferreira dos Santos; e o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados


Warning: array_merge(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 126

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263