Renan cumprimenta CNBB pela Campanha da Fraternidade

1702f1

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), prestigiou, nesta segunda-feira (15), a sessão de apresentação da Campanha da Fraternidade 2016 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema deste ano é “Casa comum, nossa responsabilidade”, que vem incentivar políticas públicas que assegurarem o direito ao saneamento básico e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro dos povos.

Durante o discurso, o presidente do Senado parabenizou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e o deputado Raul Jungmann (PPS-PE) pela autoria da sessão solene do Congresso Nacional, e a CNBB, pela Campanha da Fraternidade deste ano, a qual vem em momento oportuno de enfrentamento à “preocupante e desenfreada” proliferação do mosquito Aedes aegypti. “A escolha da Campanha da Fraternidade 2016, do saneamento básico como pano de fundo para a manutenção da saúde pública, não poderia ser mais oportuna. Assim, quero, primeiramente parabenizar a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”, disse Renan.

Renan lembrou que, desde 1964, ano em que foram criadas as campanhas da fraternidade, a CNBB cria uma oportunidade para se pensar em soluções que sensibilizem toda a população, quanto a busca de mudanças de paradigmas, aperfeiçoamento das relações pessoais e aprimoramento da vida social, com o objetivo de se construir comunidades mais justas e fraternas.

O presidente do Senado recordou a mensagem do Papa Francisco ao povo brasileiro, feita, na semana passada, por ocasião do lançamento da Campanha da Fraternidade 2016, na qual o Papa alertou que todos têm responsabilidades e devem atuar de acordo com as possibilidades a fim de garantir condições dignas de sobrevivência, a partir do saneamento básico.

Segundo Renan, a mensagem proferida pelo Papa Francisco alerta para o fato de o acesso à água potável e ao saneamento básico serem condições básicas para a superação da injustiça social e para a erradicação da pobreza e da fome, para a superação dos altos índices de mortalidade infantil e de doenças evitáveis, e para a sustentabilidade ambiental.

“A ausência de qualquer um desses serviços compromete a manutenção da saúde, o convívio civilizado e a dignidade humana até, ouso afirmar. Para a Organização Mundial da Saúde, saneamento básico é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar físico, mental e social. Mas apesar de estarmos todos cientes da necessidade vital do saneamento básico, o Brasil ainda amarga a deficiência na prestação de serviços relacionados ao abastecimento de água, ao tratamento do esgoto e à coleta do e destinação do lixo. De acordo com dados oficiais, há, no Brasil, 35 milhões de pessoas sem abastecimento de água, 100 milhões sem coleta de esgoto, e quase 40% do esgoto não são tratados”, ressaltou o presidente do Senado.

Para Renan Calheiros, o quadro atual dificulta, cada vez mais, a prevenção e controle da salubridade urbana, a promoção de hábitos higiênicos e saudáveis, e a qualidade de vida da população. “O saneamento básico insuficiente facilita a propagação de uma série de doenças bacterianas e virais e de outras parasitoses ainda, que acabam se tornando epidêmicas e endêmicas”, alertou.

Renan Calheiros ressaltou ainda a discussão do tema nesse momento em que há um avanço da proliferação do mosquito Aedes aegypti. “É o que parece estarmos vivendo agora em nosso país com a proliferação do vírus da dengue, da zika e da febre chikungunya, graças à boa vida que temos dado ao Aedes Aegypti com a nossa deficiência nos serviços de saneamento básico”.

Ao finalizar o discurso, o presidente do Senado, Renan Calheiros, parabenizou, novamente, a CNBB, pela escolha do tema do saneamento básico para a Campanha da Fraternidade 2016, o deputado Raul Jungmann e o senador Cristovam Buarque, pela iniciativa da sessão solene. “O senador Cristovam demonstra, como todos nós sabemos, uma profunda sensibilidade com os temas que mais diretamente afetam o cotidiano dos nossos cidadãos”.

“Que essa sessão sirva para reforçar os nossos propósitos de encontrar solução para os nossos grandes problemas nacionais, como acontece com a deficiência no saneamento básico, e que ainda seja um aviso para a dengue: aqui não tem água parada”, finalizou Renan.

 

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263