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Renan comenta queda no número de mortes por acidentes mas pede mais rigor com fiscalização nas estradas

O senador Renan Calheiros festejou a redução de 35% no número de mortes em rodovias federais, durante o feriado de Corpus Christi – entre 23 e 26 de junho. Os números deste ano foram comparados ao mesmo período de 2010, quando a Polícia Rodoviária Federal registrou 2.181 acidentes, com 1.357 feridos e 131 mortos. Neste ano, o total de desastres caiu para 2.073, com 1.232 feridos e 85 mortes.

 
Ex-ministro da Justiça no governo FHC, Renan Calheiros citou a modernização do Código Brasileiro de Trânsito como um dos motivos que tem contribuído para diminuir os acidentes nas estradas: “Logo no primeiro ano, quando eu ainda era Ministro da Justiça, foram poupadas mais de seis mil vidas. Naquele momento – quando o Denatran e Contran eram subordinados ao Ministério da Justiça – tivemos a oportunidade de  regulamentar todos os artigo da nova lei”.
Lista dos Estados
Em Minas Gerais, o número de mortes por acidente de trânsito caiu de 24 para 14. MG lidera a lista dos estados com as quedas mais expressivas, seguido do Espírito Santo, onde os números diminuíram de 11 para duas mortes, Bahia e Pernambuco, que registraram 13 óbitos no ano passado contra quatro provocados este ano. O senador Renan ficou satisfeito com o resultado de Alagoas que, junto aos estados do Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí, registrou apenas uma morte durante os quatro dias de feriado prolongado. 
O resultado de Alagoas foi comemorado por Renan. No início do ano, levantamento do Núcleo de Estudos de Segurança do Trânsito (Nest), da Universidade de São Paulo, em São Carlos, apontava AL como terceiro lugar no ranking dos estados com maior probabilidade de registrar mortes por acidente de trânsito. No estudo, Alagoas aparece com mais de 120 mortes para cada bilhão de quilômetros rodados. 
Para mudar esta realidade, no Senado, Renan tem se esforçado para aprovar medidas de maior fiscalização nas rodovias e investimento em educação sobre trânsito: “Isso deve ser feito tanto nas escolas, como disciplina obrigatória, quanto nas campanhas educativas para população, através dos veículos de comunicação. Para lembrar a eficácia destas campanhas basta lembrar que o uso do cinto de segurança é uma realidade no Brasil graças às campanhas educativas. Todo esforço deve ser feito para evitarmos que a barbárie sobre rodas volte às nossas estradas”.
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