Warning: Use of undefined constant full - assumed 'full' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 5

Renan comemora resultado do Caged de maio, mas alerta para queda de vagas com carteira assinada

O senador Renan Calheiros recebeu com entusiasmo a notícia de que, no último mês, o Brasil gerou 252.067 novos empregos com carteira assinada. Por outro lado, Renan mostrou-se preocupado já que o resultado foi menor do que os registros do mesmo mês do ano passado, quando 349 mil vagas foram criadas e com abril deste ano, com 294 mil vagas. Os números do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) foram divulgados, nesta segunda-feira, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

 Renan teme que a queda no emprego com carteira assinada atinja áreas econômicas em desenvolvimento, como a construção civil. Uma das principais defesas de Renan no Senado é erradicação do déficit habitacional. O senador defende a produção de “milhões de moradias em todo país, gerando emprego e renda e ativando a monumental cadeia produtiva da construção”.
Outro dado comemorado por Renan foi o bom desempenho do Nordeste no ranking da geração de empregos das regiões. Na lista do Caged, o Nordeste foi responsável pela criação de 25.094 postos de trabalho, atrás apenas do Sul (25.741), em segundo lugar, e Sudeste (174.835) que continua na liderança. Centro-Oeste (21.829) e Norte (4.567) aparecem em quarto e quinto lugar.
No mês passado, o Caged mostrou que, em doze meses, Alagoas registrou criação de 25.017 postos de trabalho, com a maior taxa de crescimento entre todas as unidades da federação: quase 12%. Ao todo, foram 34.711 vagas criadas com base, especialmente, na construção civil. No período, o senador Renan Calheiros sugeriu que o governo estadual aproveitasse a “oportunidade para resolver o problema da falta de moradias para os policiais e incluir outras medidas, como uma solução para a substituição das casas de taipa, encontradas no interior, por casas de alvenaria”.
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, garantiu que “este semestre será mais propício para a criação de vagas de trabalho” e para que o governo alcance a meta de três milhões de novos postos formais, superando o resultado do ano passado que chegou a 2.584 milhões de novas vagas com carteira assinada. 1. 774 milhão de vagas foram criadas apenas no primeiro semestre do ano.
Apesar da diminuição, a taxa de emprego no país ainda é maior do que a média registrada no mês de maio, durante os oito anos do governo Lula. Os empregos criados, de janeiro a junho deste ano, superam em quase dois milhões o número de demissões.
Compartilhe este artigo

Artigos relacionados


Warning: array_merge(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 126

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263