Renan cobra reforma do Estado e instala comissão de desburocratização

unnamed (3)

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), afirmou nesta quarta-feira (2) que, em resposta à crise econômica, o governo deve abandonar o “mantra obsessivo” em medidas que envolvam a criação de “mais e piores impostos”. A seu ver, a solução é partir para uma ampla reforma do Estado, com redução de ministérios, cargos comissionados e revisão de contratos.

– Agora é a hora da verdade. O governo não cabe mais no PIB e precisa reavaliar todos seus programas e conferir uma prioridade real àqueles que devam ser mantidos – defendeu.

Renan abordou a crise durante pronunciamento na solenidade de instalação da comissão de especialistas criada pelo Senado para cuidar da elaboração de anteprojetos de lei com a finalidade de desburocratizar a administração pública brasileira. Sugerida pelo senador Blairo Maggi (PR-MT), a comissão deve atuar para melhorar, simplificar e modernizar o tratamento dado às empresas e cidadãos nos balcões do serviço público.

Grito das ruas

O presidente disse que o Senado vem reagindo aos desafios desde a crise de 2013, quando “as ruas chacoalharam as instituições” em busca de uma agenda ética. Segundo Renan, a Casa fez sua parte e aprovou, em 20 dias, 40 projetos cobrados pela sociedade.

Diante da crise econômica de agora, lembrou que, após ouvir amplos seguimentos e firmar entendimentos com a Câmara dos Deputados, foi lançada a Agenda Brasil. Observou que a pauta envolve um conjunto de 28 propostas, em três eixos, com potencial para reaquecer a economia, melhorar o ambiente de negócios e trazer confiança ao país.

– O Congresso se propõe a ser o facilitador dessa busca por soluções – reafirmou Renan, assinalado que cabe ao governo efetivar as medidas que forem aprovadas.

Registro nacional

Quanto à nova comissão, Renan disse uma de suas tarefas será rever a legislação sobre os processos administrativos, inclusive o fiscal, de modo a reduzir o padrão contencioso vigente. Também espera contribuições ao projeto do Registro Nacional Civil, apresentado ao Congresso pelo governo, para integrar informações dos principais documentos usados pelos brasileiros, como CPF, RG e Título de Eleitor.

– Queremos simplificar as exigências deste imenso cartório chamado Brasil e propor outras ideias que sirvam para descomplicar o país – salientou o presidente.

Colapso

Blairo Maggi também manifestou preocupação com a crise, a seu ver de extrema gravidade. Destacou a inflação e desemprego, a falência do modelo de educação e o colapso da saúde, entre outros problemas que estariam trazendo desesperança e correm a fé dos brasileiros.

Para o senador, a situação exige um grande pacto nacional. Depois, desafiou o Senado a estimular o processo, pois entende que a Casa possui legitimidade para liderar reformas cruciais exigidas pelo país. Citou as já muitos debatidas reformas tributária, fiscal e previdenciária, mas sem ações concretas. Também defendeu uma reforma administrativa, com enxugamento da máquina pública.

– Essa semana, ficou demonstrado que as contas do Brasil não cabem dentro do seu orçamento – assinalou.

Blairo destacou ainda a importância de medidas desburocratizantes, o que lhe motivou a propor a criação da comissão de especialistas, composta de 16 membros, em sua maioria magistrados. Foi indicado presidente o ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça. O relator será o ministro Antonio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. Após elogiar os nomeados, Blairo disse que eles estão assumindo grande responsabilidade perante a nação.

– É imprescindível que a comissão envolva a sociedade civil organizada, que ouça as entidades e instituições dos mais diversos segmentos dos negócios, que tenham a sensibilidade para entender as dificuldades que travam o processo de desenvolvimento e que dificultam a vida do cidadão comum – disse.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263