Renan pede política de longo prazo para o etanol

 
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) pediu em Plenário, nesta segunda-feira (25), a definição pelo governo federal de uma política sólida de longo prazo para o setor sucroalcooleiro. Ele também ressaltou o papel do Congresso Nacional no aprimoramento de uma política nacional estratégica para o etanol de cana de açúcar. O parlamentar comparou a atual crise do álcool combustível à que ocorreu na década de 80 e início dos anos 90. Os dois momentos, segundo Renan Calheiros, foram precedidos de períodos de euforia.

O Programa Nacional do Álcool (Pró-Álcool), lembrou o senador, foi uma resposta à crise do petróleo em 1975. E, mais recentemente, o ex-presidente Lula deu “extraordinário impulso” ao combustível verde, com a construção de usinas e o advento do carro flex. Em ambos os casos, enfatizou, a produção caiu e “não compensa” abastecer com álcool, a não ser para misturar na gasolina.
Por outro lado, Renan Calheiros apontou o sucesso dos Estados Unidos na produção de etanol à base de milho, mais poluente que a cana de açúcar e que ainda encarece a produção de alimentos. O parlamentar acrescentou que a meta norte-americana de substituição da gasolina pelo etanol está sendo alcançada e a produção naquele país já é mais que o dobro da brasileira.
Renan Calheiros também falou sobre o impacto da falta de uma política nacional para o setor sobre o estado de Alagoas que, segundo ele, ainda continua dependente da agroindústria sucroalcooleira, apesar de ser pioneiro na produção do etanol de segunda geração. A situação, destacou o senador, é agravada pela seca severa no Nordeste, e abate mais a população alagoana do que a dos estados com economia diversificada.
Na avaliação do parlamentar, o etanol de cana de açúcar tem tudo para voltar a ser competitivo no mercado e “parecia a caminho de se transformar em uma commodity planetária”, mesmo com as descobertas das jazidas do pré-sal.
Em tempos de maior exigência por energia limpa, o senador lembrou que o etanol brasileiro não ameaça a produção de alimentos e pode despontar, junto com o biodiesel da mamona, no mercado mundial de biocombustível.
Além da diversidade de matérias primas e natureza privilegiada, Renan Calheiros ressaltou o domínio da tecnologia e a demanada garantida para o produto, impulsionando usinas e toda a cadeia produtiva.
– Só não seremos uma potência energética se não quisermos. Somos abençoados pela natureza. Nosso desafio e compromisso é de usar com inteligência o que nos foi dado – resumiu.
 
 
Agência Senado
Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263