Warning: Use of undefined constant full - assumed 'full' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 5

Renan Calheiros lamenta veto do Ibama para construção do estaleiro Eisa

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) disse, em pronunciamento nesta terça-feira (27), que a sociedade alagoana recebeu com frustração a notícia de que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vetou, na prática, a construção do estaleiro Eisa, no município de Coruripe, litoral sul de Alagoas.

 Para o senador, a decisão trará “consequências nefastas” no desenvolvimento do estado.
– Trata-se de um projeto que envolve investimentos de 2 bilhões de reais e a geração de cerca de 30 mil postos de trabalhos, entre empregos diretos e indiretos. Investimento que, sem dúvida alguma, vai contribuir para transformar o perfil socioeconômico do estado de Alagoas – explicou.
Renan Calheiros disse que o parecer técnico do Ibama aponta oito razões para não que a licença não seja concedida, um delas sendo a área escolhida para a construção do estaleiro. De acordo com o Ibama, o estaleiro implicaria na destruição de área de vegetação nativa do Pontal de Coruripe.
O senador disse que a bancada de Alagoas se empenhou muito para viabilizar a obra e, agora, vai ter que redobrar a mobilização para conseguir a concretização do investimento, que segundo ele, “é insubstituível” no ponto de vista do desenvolvimento do estado.
– Há soluções técnicas em estudo, inclusive com a possibilidade de instalar o estaleiro em outras áreas do litoral de Coruripe. Essas restrições apresentadas pelo Ibama não podem ser impeditivos para que nós tenhamos aquele investimento em nosso estado – afirmou.
Renan Calheiros disse que o estado de Pernambuco conseguiu licenciamento ambiental, concedido pelo órgão estadual do meio ambiente, para a construção do estaleiro Atlântico Sul. No estado de Alagoas, por sua vez, não foi aceito esse tipo de concessão, com argumento da Justiça Federal de que a licença é competência exclusiva da União. Ele pediu igualdade de tratamento e disse que o Ibama está com “má vontade” histórica com o estado de Alagoas.
Plano Nacional de Segurança
Renan Calheiros registrou o lançamento do Plano Nacional de Segurança, que ocorrerá, nesta quarta-feira (27), no estado de Alagoas e contará com a presença do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O senador explicou que o plano adotará Alagoas como estado piloto e garantiu que não vai medir esforços para colaborar com o projeto. Ele destacou que o enfrentamento da criminalidade é fundamental e lamentou que Alagoas registre, atualmente, índices absurdos de violência.
– A média da criminalidade no Brasil é vinte assassinatos por cada grupo de cem mil habitantes. Em Alagoas, são assassinadas 126 pessoas para cada grupo de cem mil – ressaltou.
Agência Senado
Compartilhe este artigo

Artigos relacionados


Warning: array_merge(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 126

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263