Warning: Use of undefined constant full - assumed 'full' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 5

Renan apóia PEC que altera rito de votação de Medidas Provisórias

O senador Renan Calheiros anunciou que, na próxima quarta-feira, a  Comissão de Constituição e Justiça do Senado votará uma Proposta de Emenda à Constituição que determina prazo de cinquenta e cinco dias para que cada uma das Casas do Congresso Nacional – Câmara e Senado – conclua votação sobre Medida Provisória. A PEC de autoria do presidente do Congresso, José Sarney, indica que caso os deputados não respeitem o tempo estipulado para análise, a MP seguirá para o Senado sem alterações. Assim como na Câmara, o Senado também deverá votar a medida em um mês e vinte e cinco dias.
Ainda segundo a proposta, a Câmara deverá analisar a Medida Provisória novamente se o Senado sugerir emendas ao texto original, mas, respeitando o prazo de vigência da matéria. Desta forma, os deputados poderão aprovar e rejeitar a MP, assim como as emendas apresentadas pelos senadores, mas sem a possibilidade de inserirem novas emendas ao texto aprovado no Senado. A proposta também proíbe a reedição de medidas já rejeitadas ou que perderam a validade.  Outra modificação prevista na PEC é a mudança no prazo de vigência das medidas provisórias, que segundo o texto, terá prazo único e não prorrogável de quatro meses. Sarney considera que “a atual sistemática de edição e análise das medidas provisórias restringe a atuação das duas Casas” nestas votações.
Defensor da proposta de Sarney, Renan Calheiros disse que a demora na análise das Medidas Provisórias pela Câmara tem transformado o Senado em “carimbador de MPs”, sem tempo suficiente para refletir sobre os pedidos do Executivo: “Não dá mais para o Senado analisar matérias tão importantes para o país, de afogadilho. Muitas MPs demandam tempo para reflexão, discussões e debates partidários. O Senado, pressionado pelo tempo exíguo, vem se tornando um carimbador de MPs e isso é um desequilíbrio na relação dos poderes. Com a nova regulamentação proposta pelo presidente Sarney, teremos tempo suficientes para debater todas as MPs” – justificou Renan.
Compartilhe este artigo

Artigos relacionados


Warning: array_merge(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 126

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263