“Reforma Política é um anseio de toda a sociedade”, diz Renan em sessão temática

 

JAN5657

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), fez um apelo enfático na manhã desta terça-feira pela aprovação da reforma política. Em discurso no plenário do Senado, Renan Calheiros lembrou que são necessárias mudanças urgentes no sistema político, eleitoral e partidário, de forma a torná-lo moderno, funcional, eficiente e transparente.

O alerta foi feito durante a segunda sessão temática promovida pelo Senado para discutir a reforma política. A sessão contou com a presença do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal; do conselheiro do Transparência Brasil e do Conselho de Transparência do Senado Federal, Claudio Abramo, e do cientista político Murillo de Aragão.

renan-reforma-polirica

Voto proporcional
Aos senadores, Renan destacou as injustiças trazidas pelo sistema proporcional. “O modelo carrega uma distorção gravíssima e frauda a vontade popular ao eleger candidatos com 275 votos – como já ocorreu – graças à transferência de votos”, afirmou.
Para o presidente do Senado, o sistema majoritário é mais adequado porque expressa o desejo do eleitor.
“Na proposta que representa a vontade do eleitor, os parlamentares seriam eleitos pelo voto majoritário, e dessa forma, as cadeiras passariam a ser dos candidatos mais votados individualmente. Como já disse em outra ocasião, o voto transferível é uma deformação que estimula as legendas de aluguel. Dois palavrões da política brasileira”, enfatizou.

Financiamento de Campanhas
Renan também defendeu mudanças no sistema de financiamento de campanhas. “O financiamento das campanhas políticas tem que mudar. O atual, além de promíscuo, desperta a eterna suspeita e uma névoa de desconfiança nacional. Ele divide opiniões e é objeto de questionamentos de toda ordem”, comentou.
O presidente do Senado propôs um modelo alternativo para o financiamento eleitoral. A ideia é estabelecer um teto para despesa de campanha, definido em lei, bem como um valor máximo para as doações de pessoas físicas e jurídicas para cada candidato.
Renan destacou outros pontos que precisam ser enfrentados pelo parlamento como a cláusula de barreira, o fim da reeleição do presidente da República, dos governadores e prefeitos, a obrigatoriedade do voto e a representação feminina na política. Avanços já aprovados pelo Senado também foram lembrados como a proibição de parentes como suplentes de senadores e a ampliação das modalidades de voto aberto.
O presidente Renan ressaltou, ainda, que a reforma política não é apenas um anseio do Parlamento, mas de toda a sociedade. “A responsabilidade de analisar e deliberar para tornar o processo mais democrático é nossa. Enfatizo mais uma vez, no que depender do Congresso Nacional, todos os obstáculos serão transpostos com a firme determinação de tornar o Brasil melhor. Vamos melhorar a política para a política ajudar a melhorar o Brasil”, encerrou Renan.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263