‘Propostas legislativas para combate ao Aedes terão sempre prioridade no Senado’, afirma Renan

2502f1

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL) assegurou que qualquer providência legislativa necessária para combater o mosquito Aedes aegypti terá prioridade de tramitação. A garantia foi dada nesta quinta-feira (25) na abertura na sessão temática realizada em Plenário sobre a epidemia do vírus Zika no Brasil.

— Hoje teremos a chance de coletar propostas e esclarecermos dúvidas para combatermos essa praga nacional, que é esse mosquito. Que dessa sessão saiam sugestões e decisões para enfrentarmos mais essa dor de cabeça do povo brasileiro — afirmou.

O senador lembrou que, além de combater o inseto, é preciso considerar os fatores que contribuem para a proliferação.

— A falta de saneamento é terreno fértil para sua boa vida, mas também o descaso da população com o lixo e a água parada e toda sorte de desmazelo nas cidades. Por isso, a responsabilidade é de todos nós — disse.

Medida provisória

O combate ao vetor da dengue e da zika está em análise na comissão mista destinada a dar parecer à Medida Provisória 712/2016, editada no fim de janeiro e que integra o esforço do governo federal para conter a proliferação do Aedes aegypti. A MP autoriza, por exemplo, a entrada forçada de agentes públicos de saúde em imóveis abandonados ou sem o responsável presente nos casos identificados de focos de reprodução do mosquito.

Sessões temáticas

O debate desta quinta-feira (25) foi proposto em requerimento apresentado pelo senador Lasier Martins (PDT-RS), com apoio de outros senadores.

O presidente Renan explicou que as sessões temáticas são dedicadas aos grandes temas nacionais, que nem sempre podem ser debatidos na rotina diária do Senado. Já foram abordados assuntos como reforma política, terceirização, saúde, Petrobras e outros. Sempre com contribuições de parlamentares e especialistas.

A sessão tem caráter interativo. Cidadãos de todo o país poderão acompanhar ao vivo pela TV Senado, pela Rádio Senado, mas também pelo portal e-Cidadania e enviar perguntas e comentários.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O inacreditável acontece

Quando ficou evidente que políticos (de todos os partidos...

O eixo do carro de boi

Ainda sobre a eleição. Aconteceu outro fato inusitado que...

O Quinto Mandamento

Insistem em pedir que eu escancare minhas convergências com...

Bastidores da eleição

Continuo em Brasília. Só sexta-feira 21 estarei em Alagoas...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263