PROJETO DE RENAN QUE BENEFICIA DIABÉTICOS RECEBE PRÊMIO

O senador Renan Calheiros (PMDB/AL) recebeu o Prêmio de Mérito Legislador-2009, conferido pelo Instituto de Estudos Legislativos Brasileiro (Idelb). O diploma é outorgado a parlamentares de todo o Brasil que se destacam por apresentar projetos de alcance social.

A premiação do senador alagoano se deve ao Projeto de Lei Complementar 390/2008, que estabelece um programa de educação especial para diabéticos, obrigando o SUS a realizar campanhas esclarecedoras sobre a doença em todo o País.

O diabetes é doença considerada pela Organização Mundial de Saúde como epidemia mundial. Ao lado da hipertensão, é a doença que mais mata no Brasil.

É também a principal causa de internações, por complicações como doença cardiovascular, diálise por insuficiência renal crônica e amputações de membros inferiores.

A OMS prevê que, para 2025, o planeta terá 350 milhões de diabéticos. No Brasil, calcula-se que há mais de 11 milhões de pessoas com esse mal. Em Alagoas, estima-se que há 90 mil pessoas que sofram deste mal.

Atento a esta situação, o senador Renan apresentou, além do projeto que foi premiado, outras duas propostas que visam melhorar a situação dos portadores de diabetes em todo o País.
O primeiro concede isenção do imposto de renda sobre os proventos de aposentadoria ou reforma destas pessoas. E o segundo permite o saque, por portadores de diabetes, dos saldos das contas do FGTS, inclui o diabetes entre as doenças que dão direito a inexigibilidade de prazos de carência para a concessão do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez e concede passe livre aos portadores de diabetes melito.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263