Presidente e indicados para diretoria do Banco Central visitam Renan

3006f2

Nesta quarta-feira (29), o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, conversou com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acompanhado dos indicados para a nova diretoria: Reinaldo Le Grazie, Tiago Couto Berriel, Carlos Viana de Carvalho e Isaac Sidney Menezes Ferreira. Os quatro vão ser sabatinados na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na próxima terça-feira (5/7). Após a aprovação na CAE, o presidente do Senado disse que pretende incluir a apreciação da nova diretoria, em Plenário, no mesmo dia.

Renan Calheiros e Ilan Goldfajn falaram sobre a crise econômica e o presidente do Banco Central destacou a necessidade de o Parlamento aprovar as reformas estruturais que serão encaminhadas pelo governo. O presidente do Senado, por sua vez, defendeu a reforma política como forma de simplificar o processo legislativo. Renan afirmou que “o objetivo do Senado é colaborar com saídas”, mas lembrou que muitas matérias são aprovadas pelos senadores e ficam paradas na Câmara dos Deputados.

“Aqui no Senado, nós fizemos a Comissão do Desenvolvimento Nacional que pretende ter um rito diferenciado para algumas mudanças, você desburocratiza, é uma espécie de Novacap do Legislativo. Então agiliza, prioriza. Nós precisamos fazer com que essas questões, igualmente, andem na Câmara e as circunstâncias do novo governo são realmente animadoras”, disse Renan.

O presidente do Banco Central anunciou que o Executivo pensa em encaminhar ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para dar autonomia operacional à Autarquia. Entre os pontos de mudança, estão a prerrogativa de foro e a autonomia orçamentária. O presidente do Senado adiantou que apesar de ser favorável ao mandato fixo e independente para o Banco Central, essa é uma questão polêmica e ainda sem consenso na Casa. Ilan Goldfajn respondeu que a PEC não deverá abordar o tema, a intenção é criar “uma lei que fique parecida com o que existe no resto do mundo”.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O inacreditável acontece

Quando ficou evidente que políticos (de todos os partidos...

O eixo do carro de boi

Ainda sobre a eleição. Aconteceu outro fato inusitado que...

O Quinto Mandamento

Insistem em pedir que eu escancare minhas convergências com...

Bastidores da eleição

Continuo em Brasília. Só sexta-feira 21 estarei em Alagoas...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263