
Renan anuncia que partido lançará chapa com pelo menos 42 candidatos e que não fará coligação na disputa proporcional
Maceió, AL – O senador Renan Calheiros reuniu na manhã desta quarta-feira, 20, na sede do diretório estadual do PMDB, em Mangabeiras, pré-candidatos a vereador na eleição do próximo ano em Maceió. A pretensão do partido, de acordo com Renan, presidente do diretório estadual, é lançar chapa própria à Câmara de Vereadores com pelo menos 42 candidatos, caso seja mantido o número de 21 vereadores na capital em 2012.
“O PMDB não pretende fazer coligação com nenhum partido na disputa proporcional, mas somente na majoritária dentro de um grupo formado por até doze partidos”, disse Renan, que admite a possibilidade de o partido ter candidato próprio a prefeito em Maceió. Com isso, o PMDB, segundo avaliação do senador, poderá eleger uma bancada de quatro e seis vereadores na capital.
“Vamos fortalecer o partido em Maceió. Em agosto iniciaremos uma campanha de filiação visando oxigenar e renovar os nossos quadros. Para isso, queremos contar na linha de frente com o movimento sindical, com movimento das mulheres, enfim, tornar o PMDB forte”, completou o senador. Ele anunciou ainda que em breve estará sendo instalado em Alagoas o PMDB Jovem para atender o anseio da juventude que se interessa por política.
Formação política
O presidente estadual do PMDB revelou ainda que os pré-candidatos a vereador pelo partido irão participar de cursos de formação política promovidos pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG), obrigatórios a todos os candidatos para que estejam aptos a representar o partido junto à

sociedade. “O PMDB é o único partido que promove cursos para os seus militantes em todo o País”, afirmou o senador.
Renan disse ainda que o PMDB vai colocar toda a sua estrutura à disposição de seus candidatos e vai trabalhar pra fazer o maior número de vereadores em Alagoas nas eleições de 2012. Quer repetir, também, o número de prefeitos, que atualmente são 20. A pretensão é de que o partido lance candidatos próprios em pelo menos 50 municípios alagoanos. Em Maceió, só terá candidato ‘se for um nome competitivo em condições de vencer a disputa’.
A coordenação para formar a chapa proporcional do PMDB em Maceió está a cargo do ex-deputado estadual e ex-deputado federal Antonio Holanda. O PMDB começa a ganhar novos filiados em Maceió, entre eles os vereadores Diogo Gaia e George Sanguinetti; o major Fragoso; o ex-presidente do Sintsep-AL, Jogelson Veras; o ex-deputado Délio Almeida, entre outros nomes que poderão compor a chapa proporcional do partido na eleição de 2012.
A reunião contou ainda com a presença do prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus.