PMDB reúne lideranças comunitárias com Renan para discutir políticas públicas

Ao lado do ministro Garibaldi (Previdência), Renan anota reivindicações das comunidades

Ao lado do ministro Garibaldi (Previdência), Renan anota reivindicações das comunidades

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou na manhã desta sexta-feira (13) para centenas de líderes comunitários que “não há projeto de governo ou de poder que se sustente sem a força das lideranças nas comunidades”. Renan considerou o encontro “fundamental” e sugeriu novas iniciativas como essa, “porque é daí que nascerá um projeto para Alagoas, com a legitimidade da inspiração popular”.

O Encontro de Lideranças Comunitárias, realizado por iniciativa do Diretório Municipal do PMDB de Maceió, no clube da Adepol, em Jacarecica, litoral norte de Maceió, reuniu uma gama representativa das mais diversas comunidades da capital e do interior. São homens e mulheres de todas as idades que lidam diretamente com os problemas das ruas, das grotas e dos bairros, recolhem reclamações dos moradores, levantam as principais reivindicações e servem como referência da vida nessas comunidades.

Estavam presentes líderes de associações de moradores, conselheiros tutelares, vereadores, representantes de associações recreativas e entidades beneficentes, até a Associação de Lan-Houses e uma representação de torcida organizada. Caravanas do interior também estiveram no encontro. Todas tinham seus problemas a expor e revindicações a apresentar.

Renan ouviu e recolheu todos os pedidos, queixas, reclamações e projetos, para levar a Brasília e encaminhar as soluções possíveis, junto com a bancada federal de Alagoas, ao governo federal.

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, que é senador licenciado do PMDB e veio a Alagoas para inaugurar uma nova agência do INSS no Pilar, participou do encontro e o considerou “uma lição de democracia”. Ele lembrou que o número de agências da Previdência em Alagoas se multiplicou – em 2003, no início do governo Lula, eram apenas 8; agora já são 42. “Isso se deve à ação do senador Renan Calheiros”, afirmou o ministro, sob aplausos.

Estiveram presentes no encontro o deputado federal Renan Filho (PMDB), o presidente municipal do PMDB e organizador do evento, Mozart Amaral, o ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PRTB), o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), a deputada estadual e presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Flávia Cavalcante (PMDB), o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, os vereadores Galba Novaes Neto e Kelmann Vieira (ambos do PMDB), o delegado do Ministério da Pesca em Alagoas, Galba Novaes (PR), e o superintendente da Conab em Alagoas, Elizeu Rego, entre outras autoridades.

Os líderes comunitários, em sua linguagem direta, expuseram francamente problemas que precisam ser resolvidos na periferia de Maceió, principalmente nas áreas de saúde, educação e segurança pública.

Segurança, principal reivindicação

O deputado Renan Filho foi muito aplaudido quando abordou três questões. Disse que em Alagoas o aumento no número de homicídios é dez vezes maior que a média nacional. “As pessoas que sofrem com a violência já não fazem mais um BO porque não se elucidam crimes em Alagoas”, afirmou. Ele abordou a carência de unidades de saúde equipadas e com médicos, e, na área de educação, repudiou o fato de que medidas estão sendo adotadas pelo Executivo estadual “no fim do governo, quando isso deveria ter sido decidido logo no início”.

O ex-prefeito Cícero Almeida e o ex-governador Ronaldo Lessa lembraram projetos e obras levados a efeito em seu tempo, e da falta de continuidade no atual governo.

O senador Renan, em seu discurso que encerrou o evento, que seu desejo é “multiplicar a participação e o engajamento das lideranças comunitárias, dos movimentos sociais, dos sindicatos de trabalhadores, dos empresários e dos políticos”.

“Na minha circunstância, de presidente do Congresso Nacional, não me cabe atacar , e sim ajudar e trazer recursos. É o que tenho feito e vou continuar a fazer, é este o meu papel”, afirmou. “O povo de Alagoas tem sido generoso, me elegeu três vezes consecutivas para ser seu senador, e por isso eu retribuo usando todas as minhas forças para ajudar meu Estado”.

Por fim, Renan sugeriu que no início do próximo ano, possivelmente em fevereiro, seja realizado um novo encontro de lideranças comunitárias, desta vez ampliado em nível regional, para novamente ouvir as reivindicações e discutir políticas públicas para as populações mais necessitadas de Alagoas.

 

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263