PMDB indica Renan Filho para a disputa ao governo do Estado

renazinho

O deputado federal Renan Filho é o pré-candidato indicado pelo PMDB ao governo do Estado. O nome dele, agora, vai ser apresentado aos partidos da chamada Frente de Oposição, a quem caberá referendá-lo na convenção partidária em bloco a ser realizada mês que vem. A indicação foi revelada à imprensa em entrevista coletiva, realizada na manhã desta segunda-feira (5), no auditório do Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro de Cruz das Almas, em Maceió.

Uma carta foi lida pelo senador Renan Calheiros, endereçada ao coordenador da Frente, Ronaldo Lessa (PDT), em que o PMDB anuncia a indicação. Em seguida uma delegação liderada pelo senador Renan dirigiu-se a casa do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), coordenador da Frente de Oposição para entregar o documento formal, por meio do qual expõe as razões da escolha e solicita que o nome indicado pelo PMDB seja referendado pelos partidos aliados como pré-candidato a governador de Alagoas pelo grupo.

Na integra o teor da carta do PMDB é o seguinte:

“O PMDB de Alagoas saúda os partidos que se unem na Frente de Oposição e, cumprindo a atribuição que lhe foi delegada pelas legendas aliadas, indica o nome do deputado federal Renan Filho para pré-candidato ao Governo de Alagoas nas eleições de outubro próximo.

A indicação é resultado de intensa e democrática discussão interna feita pelo PMDB com dirigentes do partido, parlamentares, prefeitos, lideranças populares e militantes em todas as regiões de Alagoas. Nesse processo, o nome de Renan Filho foi formando consensos e afinal se consolidou como a melhor opção dentre os quadros de que dispõe o PMDB alagoano.

Economista, ex-prefeito de Murici, com excelente desempenho e aprovação maciça da população, Renan Filho foi eleito deputado federal em 2010 com mais de 140 mil votos – a maior votação da história política de Alagoas.

Como é do conhecimento de toda a população, desde maio de 2013 o PMDB organizou e participou, junto com os partidos aliados e os mais diversos setores da sociedade alagoana, de uma grande jornada de debates com a população.

Os Encontros Regionais “Alagoas – Realidade e Perspectivas”, como foram chamados, traçaram diagnósticos e discutiram as políticas públicas necessárias para cada região. Foi uma importante etapa no calendário político da oposição, e nela, por sua capacidade de atuação e amplitude política, a Frente se consolidou.

Dessa forma, aliando experiência, sensibilidade para os problemas do povo, capacidade política e forte potencial eleitoral, a oposição vai construindo sua unidade com os predicados necessários para a caminhada que levará à população as propostas para as mudanças e transformações que Alagoas reclama, necessita e merece.

É nesse contexto, e por todas as razões expostas, que o PMDB tem a honra de indicar Renan Filho para pré-candidato a Governador, e pede às agremiações companheiras a aprovação e o referendo ao seu nome. Alagoas pode esperar do PMDB uma campanha eleitoral vibrante, sustentada em propostas sólidas e exequíveis, e marcada pela certeza de construir um futuro melhor para nosso povo.

Com essa indicação, o PMDB conclui uma etapa importante para as eleições que se aproximam, colabora para a consolidação de uma frente ampla com um projeto político e administrativo para enfrentar os graves problemas do Estado e reafirma o seu desejo de marchar junto com todas as forças políticas que construirão um novo caminho para Alagoas”.

“É com grande satisfação que o PMDB conclui esse processo difícil para escolher o nome para indicar ao governo do Estado. Fizemos um diagnóstico por meio da Fundação Ulisses Guimarães e realizamos cinco encontros nas diferentes regiões”, afirmou Renan Calheiros. Participaram da coletiva, além do senador e de Renan Filho, o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa e o cardiologista José Wanderley.

Na opinião de Barbosa, o nome de Renan Filho é um consenso e ressalta que seria a melhor aposta do PMDB. “O Renan Filho vai representar muito bem o PMDB, porque faz parte do melhor quadro do partido e a conjuntura aponta Renan Filho, um jovem economista, como o melhor para o governo de Alagoas. O partido está unido, coeso, e discutiu muito até chegar ao nome. Estamos satisfeitos de apresentá-lo”, comentou.

Com relação ao pré-candidato a vice da Frente de Oposição, Renan Calheiros explicou que até a convenção a escolha será feita. Reafirmou que a escolha só acontece em junho. Entretanto, citou alguns prováveis nomes: Judson Cabral (PT), Rosiana Beltrão (PT), Patrícia Sampaio (PT), Rosinha da Adefal (PTdoB), Wanderley Neto, Renilde Bulhões (PTB) e Givaldo Carimbão (PROS).

‘Estou orgulhoso”‘, diz Renan Filho

Já como pré-candidato, Renan Filho disse estar muito orgulhoso de fazer parte do processo eleitoral. “O PMDB volta para vencer, como aponta as pesquisas. Temos muitas chances. O partido volta com propostas consistentes, querendo fazer mais pelo povo alagoano. Defendemos renovação e novas abordagens. A população quer transformação e queremos essa mudança também”, afirmou.

E ele diz acreditar no projeto do PMDB. “O nosso partido apresenta um novo caminho para Alagoas. Somos um partido que ouvimos a população e vamos agir de forma vibrante, sintonizados com as necessidades da população

‘Segurança vai dar o tom da campanha’

Os líderes do PMDB informaram que a segurança pública deverá dar o tom da campanha ao governo neste ano. Sobre esse assunto, várias críticas foram direcionadas a Vilela.

“O partido tem proposta pra segurança pública, mas o governador do estado é que tem responsabilidade de prestar contas sobre o que está sendo feito para a proteção de vida da população. O governador já começou errado, apresentou Sá Rocha, que tinha sido secretário no governo anterior, q foi o principal no caso Rio-Centro. Depois um coronel da PM, que era o que deveria ter sido feito antes. O coronel saiu pra ser candidato. Agora, o procurador, que também saiu para ser candidato… Por isso, deu no que deu. No governo Geraldo Bulhões, tínhamos doze mil policiais; hoje temos sete mil”, relatou Renan.

O senador elogiou a trajetória do atual secretário de Defesa Social, Diógenes Tenório, mas alfinetou o governo por causa da intenção de transferir a responsabilidade. Renan Filho afirmou que queria complementar e que o erro era de conceito, de direção. “Somente com um governador comprometido é que vamos reverter os índices de segurança”, afirma.

O nome de Renan Filho

E o PMDB está apostando que Renan Filho atende a três pré-requisitos para o perfil exato de bom candidato do partido: ele teria condições técnicas para exercer o mandato de governador, liderança suficiente para focar um projeto para Alagoas dentro dos padrões confiáveis do partido e, por outro lado, ainda dispunha de viabilidade para vencer as eleições.

Esse fim de semana foi utilizado para fechar a estratégia – considerada decisiva – para iniciar a trajetória cujo alvo é o Palácio República dos Palmares. A executiva do partido concluiu que Renan Filho era o nome para a disputa depois que Renan, o pai, ressaltou que seria mais apropriado manter a carreira política no Congresso Nacional. Mesmo assim, os líderes do PMDB ainda precisavam concluir as intenções e expor as expectativas aos demais representantes das legendas parceiras.

A agenda de diálogos foi intensificada desde o início da semana passada. Foram ouvidos os líderes dos partidos que integram a frente e personagens considerados pela executiva do PMDB como peças importantes no processo. Além do senador Renan e de Renan Filho, Mozart Amaral, presidente da legenda em Maceió, e o deputado estadual Olavo Calheiros se dividiram para concluir esta etapa. Quem participou destes diálogos garante que a agenda de compromissos não foi tão rígida, tinha a conotação política, com informes de bastidores, que se estenderam por várias horas para traçar a conjuntura atual.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263