Plenário aprova regras para diminuir litígios tributários envolvendo empresas

1211f3

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), conduziu nesta quarta-feira (11) a votação da Medida Provisória 685/2015. Aprovada na forma do Projeto de Lei de Conversão nº 22/2015, a MP foi editada para instituir o Programa de Redução de Litígios Tributários (Prorelit). O programa estimula empresas devedoras a usar créditos de prejuízos fiscais e de base de cálculo negativa do Crédito Sobre o Lucro Líquido (CSLL) para quitar débitos tributários; impõe ao contribuinte que declare à Secretaria da Receita Federal do Brasil as operações que envolvam atos ou negócios jurídicos que acarretem supressão, redução ou diferimento do tributo.

O texto também autoriza o Poder Executivo a atualizar o valor de diversas taxas, como a Taxa de Fiscalização de Serviços de Energia Elétrica. Uma das mudanças feitas pelo relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), limita o reajuste das taxas em patamar acima da inflação do período. Por causa das mudanças, o texto volta para análise da Câmara dos Deputados.

Outra Medida Provisória 684/2015 também foi aprovada nos termos do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 21/2015 porque foi alterada pelos parlamentares. Inicialmente, a MP foi editada para adiar o início da aplicação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei 13.019/2014). Mas deputados e senadores mudaram o texto para impor que a União e os estados repactuem, em até um ano, qualquer parceria firmada por prazo indeterminado antes da vigência da lei. Já os municípios terão maior prazo: janeiro de 2017. O PLV dispensa da repactuação a parceria que não envolver recursos públicos

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263