Plenário aprova MP sobre ganho de capital e comissão para Brasil e Argentina

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), conduziu nesta terça-feira (23) a votação da Medida Provisória Medida Provisória (MP) 692/2015, que eleva a tributação dos ganhos de capital para pessoas físicas. Aprovada por 56 votos favoráveis, 11 contrários e uma abstenção, a proposta cria quatro alíquotas para o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) sobre o lucro obtido com a venda de um ativo (como ações e imóveis). Até R$ 5 milhões, o imposto será de 15%. O maior percentual, de 22,5%, será aplicado sobre ganhos acima de R$ 30 milhões.

Na mesma sessão, os senadores aprovaram proposta do senador Aluízio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que cria a comissão bicameral interparlamentar entre Brasil e Argentina, a exemplo do que já existe no Senado argentino há dez anos com o Chile e há dois, com o México. A vice-presidente da Argentina e presidente do Senado daquele país, Gabriela Marchetti, fez uma visita mais cedo ao presidente Renan Calheiros pedindo que a comissão fosse criada.
“Claro que essa comissão não terá poderes impositivos. Os órgãos competentes da política exterior dos dois países continuarão atuando. O que essa comissão pretende é propor políticas nos setores de segurança, educação, política, cultura, enfim. A diplomacia moderna fala da diplomacia parlamentar, na qual a política exterior não expressa apena uma voz, mas sim várias vozes”, explicou Gabriela.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263