PADRE AGREDIDO RECEBE SOLIDARIEDADE DE RENAN

O senador Renan Calheiros lamentou a agressão sofrida pelo Cônego Henrique Soares, Pároco da Igreja do Livramento, no Centro de Maceió, que foi assaltado e espancado na noite de sexta-feira passada, num trecho da Rodovia AL-101, no distrito de Poxim, município de Coruripe, em Alagoas.

“Quero aqui manifestar meu repúdio contra esta covardia, esta forma de violência descabida e prestar minha solidariedade ao cônego Henrique Soares e ao Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz”, afirmou o parlamentar.

Renan disse que a sociedade alagoana está consternada com este episódio, “que é apenas mais um caso absurdo entre muitos que têm acontecido diariamente em nosso estado”.

O padre retornava de uma missa naquela cidade, quando seu veículo foi perseguido e interceptado por quatro homens, que chegaram a disparar contra o carro do religioso e o espancaram. Henrique Soares foi socorrido por populares e encaminhado à Santa Casa de Maceió, onde foi medicado.

“Graças a Deus soube que ele está bem, se recuperando do susto. Assim que retornar a Maceió, farei uma visita ao pároco que é uma pessoa honrada, que tem prestado relevantes serviços em sua paróquia”, afirmou.

Para Renan, o que aconteceu é um reflexo da insegurança que toma conta de todo o País, mas especialmente no Nordeste e no estado.

“Os números são estarrecedores! A taxa de homicídios registrados em território alagoano dobrou em apenas seis anos”, lamentou.

Renan citou dados organizados pelo estudioso José Maria Nóbrega — e levantados junto ao SUS e às secretarias de segurança — mostram que cresceu muito a taxa de vitimização masculina: de 38 por 100 mil homens, em 1999, para 48, em 2000, 56, em 2001, e 65, em 2002.

De acordo com o Sociólogo do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Glaucio Ary Dillon Soares, a evolução rápida destes números sugere a entrada das drogas e das armas de fogo. E, o mais grave: uma arregimentação maior da juventude alagoana em torno do tráfico.

“Tenho me dedicado a estes dois temas gravíssimos: a segurança pública e a banalização das drogas. Fiz alguns pronunciamentos, denunciando que o Nordeste, há muito tempo, tem se tornado rota do tráfico e centro de consumo”, afirmou o senador.

Renan cobrou uma mudança em nossa política nacional antidrogas e uma maior aplicação de recursos na área de segurança. “Proposta de nossa autoria vinculando recursos orçamentários da União para a segurança pública já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e falta apenas sua votação em plenário”, disse.

O Líder do PMDB apresentou, no ano passado, uma emenda constitucional para estabelecer um piso salarial nacional para policiais, bombeiros e agentes penitenciários. “Há muito defendo a criação de subsídio para moradias de policiais. Idéia que acabou sendo aproveitada no PRONASCI. Aliás, é preciso acelerar a implantação deste programa porque menos de 18 estados aderiram até agora. E há problemas a serem resolvidos. Tive notícias que mostram o aumento assustador da inadimplência por muitos policiais que simplesmente, por causa dos baixos salários, não conseguem colocar em dia as prestações da casa própria”, detalhou.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263