O senador Renan Calheiros participou neste domingo, em União dos Palmares, das comemorações do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Uma festa que lembra a resistência dos cativos à escravidão e reflete sobre a atual situação dos negros no Brasil. As manifestações culturais começaram logo cedo na Serra da Barriga, local que abrigava o quilombo e continua sendo o ponto alto das festividades que envolvem homenagens aos orixás, além de apresentações culturais e artísticas.
Acompanhado do prefeito Areski Freitas (PTB) e de outras autoridades, o líder do PMDB no Senado participou da inauguração da estátua de Zumbi dos Palmares, no Centro da cidade. Fez um discurso pedindo justiça para a população negra e anunciou que vai apresentar uma emenda ao Orçamento da União de 2012 para garantir a pavimentação dos oito quilômetros da estrada de acesso à Serra da Barriga, bem como a ampliação da infraestrutura do Parque Memorial Quilombo dos Palmares.
“O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, uma justa homenagem instituída por lei sancionada pela presidente Dilma, é uma celebração oportuna para lembrar as injustiças e crueldades praticadas contra a população negra, além de repudiar essa chaga a ser banida do cenário mundial, que é a discriminação entre os seres humanos”, disse Renan na solenidade de entrega da estátua de Zumbi.
A lei a que ele se referiu (Lei 12.519/2011) agrega o nome de Zumbi ao Dia Nacional da Consciência Negra, como era comemorado até então o dia 20 de novembro. Além disso, de acordo com o senador, a nova lei faz referência expressa ao homenageado, com o destaque de ter sido editada no Ano Internacional dos povos Afrodescendentes.
“O fim da escravatura não serviu para a inclusão do negro em um novo cenário social, como deveria ser. A ideologia do branqueamento contaminou o debate sobre a questão racial e o afrodescendente, 120 anos após a abolição da escravatura, continua suportando as piores condições de educação, saúde, renda, habitação, mercado de trabalho, violência e expectativa de vida”, lamentou o senador.

Renan citou e aplaudiu algumas conquistas que beneficiaram os negros nos últimos anos, entre elas a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, no governo do presidente Lula, em 2003. “Em 2010, como fruto do trabalho incansável do senador Paulo Paim, tivemos outro momento significativo com a criação do Estatuto da Igualdade Racial”, lembrou.
Mas tudo que se fez até agora pelos afrodescendentes, na visão do líder do PMDB, é muito pouco. As estatísticas do IBGE, segundo ele, falam mais alto quando revelam que a população negra morre mais cedo, representa 60% dos pobres e 70% dos indigentes. Nas universidades, os negros não ultrapassam 5% dos estudantes e no campo da violência eles são as principais vítimas.
“Os negros compõem 65% da massa carcerária. No mercado de trabalho eles têm outra realidade trágica: entre os desempregados estão em maior número e quando empregados sofrem com a dificuldade de ascensão profissional e com rendimentos bem menores do que a população não-negra, conforme registra o mais recente censo populacional divulgado pelo IBGE”, reforçou o senador.
Lembrou, por último, que a Constituição estabelece que a República tem como objetivo promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. “Mas em relação ao negro, tudo que se tem aplicado até agora é muito tímido. É preciso ousar, se realmente queremos melhorar a qualidade de vida da população negra”, concluiu.
Com o prefeito Areski Freitas (Kil), o vice-prefeito Adeildo Sotero, os deputados estaduais Nelito Gomes de Barros e João Henrique Caldas, o ex-

governador Manoel Gomes de Barros, o superintendente regional do Ministério da Pesca, Reginaldo Lira, Elizeu Teixeira, superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento e o diretor de Patrimônio Afrobrasileiro da Fundação Cultural Palmares, Alexandro Reis, além do secretariado e lideranças do município, Renan assistiu ao desfile militar e estudantil que se realizou em homenagem a Zumbi dos Palmares na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte de Barros.