Mesa Diretora do Senado faz a primeira reunião do colegiado

A Mesa Diretora do Senado realizou nesta quarta-feira (11) a primeira reunião desde a eleição do novo colegiado no último dia primeiro de fevereiro. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deu as boas vindas aos novos integrantes e fez um breve histórico das mudanças implementadas pelo Senado nos últimos dois anos.

Renan Calheiros enfatizou que é preciso prosseguir no esforço de tornar a administração da Casa cada vez mais eficiente na questão do gasto público e na transparência. O presidente do Senado anunciou aos integrantes da Mesa, a nomeação da servidora de carreira Ilana Tombka, que assumirá a Diretoria-Geral da Casa, no lugar de Luiz Fernando Bandeira de Melo. Bandeira continuará a frente da Secretaria Geral da Mesa.

renan calheiros
Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), preside primeira reunião da Mesa Diretora do colegiado. Foto: Jane de Araújo

“Agradeço ao empenho do Bandeira, que muito contribuiu para a melhoria do Senado. Nomear a Ilana, para além das virtudes que tem, é uma homenagem à mulher”, afirmou Renan. Outra mudança anunciada é na Secretaria de Comunicação Social do Senado, que será comandada pela jornalista Virginia Galvez. “É um dos cargos mais difíceis do Senado, Virginia é uma profissional experimentada, que passou por diversos postos na Casa. É preciso que continue a garantir a democracia e a liberdade de expressão da nossa comunicação”, comentou Renan.

Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), preside primeira reunião da Mesa Diretora do colegiado. Foto: Jane de Araújo

Vetos

A Mesa Diretora aprovou ainda uma nova Resolução que trata da discussão e votação de vetos presidenciais pelo Congresso Nacional. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) explicou que a tramitação dessa Resolução será feita em conjunto com a Mesa da Câmara dos Deputados.

renan calheiros21

Pelo texto, a discussão dos vetos será feita em globo, a proposta também estabelece novas regras para a discussão e uso da palavra pelos líderes partidários. A Secretaria Geral da Mesa também apresentou um novo modelo de cédula eletrônica que terá a foto do parlamentar e deverá agilizar o processo de votação e apuração dos vetos.

Condecorações

Outra medida adotada pela Mesa Diretora é o fortalecimento das condecorações concedidas pelo Senado, como o premio Abdias Nascimento e o troféu o Bertha Lutz. A ideia é criar um planejamento anual que valorize essas iniciativas do Senado. “São homenagens históricas concedidas pelo Senado da República que devem ser valorizadas”, destacou Renan.

Nesse sentido, a Mesa também aprovou um projeto de resolução criando a Medalha Nise da Silveira, destinada a agraciar personalidades que tenham oferecido contribuição relevante ao desenvolvimento de tratamento humanizado da saúde no Brasil. A condecoração será conferida a três personalidades anualmente. Na década de 1940, Nise dirigiu um novo olhar no tratamento das doenças psiquiátricas no Brasil.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263